Fest Bossa & Jazz chega a São Miguel do Gostoso neste fim de semana



Os fortes ventos de São Miguel do Gostoso vão soprar acordes de bossa e jazz a partir desta quinta-feira (10). É o início da edição comemorativa de 10 anos do Fest Bossa & Jazz, que vai movimentar a praia com 12 shows gratuitos até domingo (13), além de oficinas, workshops e jam sessions. O Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão, Banco Mundial e Secretaria de Turismo, apoia a realização do evento.

O festival contará com um grande palco na Praia da Xêpa - onde acontecerão os shows noturnos -, além de três polos diurnos: o Maceió, Idílico e o Jack Sparrow. Na lista de atrações, um verdadeiro intercâmbio cultural com bandas locais, nacionais e internacionais. Tudo gratuito para turistas, visitantes e moradores. Realizado por Juçara Figueiredo Produções desde 2010, o evento já reuniu um público estimado em quase meio milhão de pessoas ao longo das edições.

“O Fest Bossa & Jazz consta no Plano de Aplicação que recebemos da administração passada, já é tradicional no calendário cultural do Estado e todo ano o Governo do Estado apoia a realização do evento por meio do Governo Cidadão e Setur. É mais uma maneira de promover o turismo e o intercâmbio cultural através de shows, oficinas e workshops para a população”, destaca o secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro. 

Atrações como Ricardo Baya Trio convida Diogo das Virgens (RN), Los Chaskys (Peru), Bossa & Jazz Street Band (RN), Sesi Big Band convida Duo Taufic (RN), Ricardo Silveira (RJ), Funkeria (PB), Erickson Grillo (RN), Melly (BA/RN), Filarmônica Monsenhor Honório (RN), Khrystal (RN) e  Blues Beatles (SP) movimentarão as ruas e praias durante quatro dias.

A abertura musical fica por conta de Ricardo Baya Trio convida Diogo das Virgens (RN), na quinta, a partir das 20h, no Polo Maceió. Em seguida, às 21h30, o grupo Los Chaskys (Peru) leva todo o suingue de ritmos latinos. Para finalizar a primeira noite, jam session no Palmira Restaurante.

Na sexta (11), a Bossa & Jazz Street Band sai em cortejo pelas ruas às 19h30 rumo à Praia da Xêpa, mesmo local onde a Sesi Big Band convida Duo Taufic (RN) sobe ao palco a partir das 20h. O carioca Ricardo Silveira, que traz um repertório baseado em toda sua carreira, toca às 21h30 e a big band Funkeria (PB), que promete colocar todo mundo para dançar, se apresenta às 23h. Depois tem jam session no Bar Trem das Onze.

No sábado (12), a música começa a partir das 14h30 com cortejo da Bossa & Jazz Street Band, partindo para o Polo Idílico com shows de Erickson Grillo (RN) e Melly (BA/RN). À noite, às 20h, a Filarmônica Monsenhor Honório (RN) transforma as areias da Praia da Xêpa em um verdadeiro espetáculo a céu aberto, sob a regência de Damião Senna e com participação especial da cantora potiguar Samara Alves, revelação do The Voice Brasil.

Em seguida, a potiguar Khrystal canta Elis em apresentação exclusiva, e finalizando a noite nos palcos, se apresenta o grupo Blues Beatles (SP), que vem conquistando fãs no mundo todo. Por fim, às 23h50 o Spaço Mix recebe jam sessionNo último dia (13) de festival, a programação é toda diurna, com cortejo às 13h30 e shows de Melly e Funkeria, no Polo Jack Sparrow. O Fest Bossa & Jazz é realizado por Juçara Figueiredo Produções. 

Oficinas e Workshops
O Festival também oferece oficinas e workshops gratuitos para diversas faixas etárias. Na quinta tem oficina para alunos da rede pública de seis a 12 anos, sobre a “Construção de Instrumentos com Material Reciclado”, ministrada pela artista plástica Cristina Lunardi. Na sexta, o arte-educador André Renan trabalha questões ambientais com o “Tocando e Preservando”, através de palestra e prática de percussão corporal.

Também na sexta, o produtor Luciano Prates conversa sobre “O que é esse tal de Jazz”. E, excepcionalmente em São Miguel do Gostoso, a oficina terá uma edição aberta ao público adulto e infantil no domingo (13). No sábado (12) é a vez do workshop musical com o compositor, cantor e guitarrista Gabriel Yang, na oficina “Construção de Guitarras Artesanais ‘Cigar Box’” para guitarristas e entusiastas. Todas essas atividades acontecem no Centro de Cultura de Gostoso.