Bairro das Rocas recebe homenagem da Câmara Municipal




 
Tratado pelo historiador Câmara Cascudo inicialmente como “Ilha de Montenegro” e depois como “Atol das Rocas”, o hoje Bairro das Rocas é conhecido pela sua riqueza histórica, cultural e desportiva. Situado na zona Leste da capital potiguar, o berço do samba da cidade teve como figura política histórica o ex-presidente da República Café Filho e viu em meados de 1893 sua ascensão com a chegada de novos habitantes que viriam para a região após a ampliação do porto e na década de vinte com a chegada da Estrada de Ferro Central.

Para homenagear o bairro e sua população, a Câmara Municipal do Natal realizou na noite desta quinta-feira (17), uma Sessão Solene em homenagem ao Bairro das Rocas. Ao todo 21 homenagens foram concedidas. A proposição da solenidade foi do presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB).

“As Rocas foi onde teve celeiro de artistas, celeiro de craques do futebol, um bairro onde nós somos muito bem recebidos. E hoje a Câmara faz justiça ao homenagear esse bairro tão querido e representativo da nossa cidade. De pessoas importantes, inclusive de presidente da República. Então, hoje estamos aqui homenageando personalidades do bairro e nos confraternizando com os amigos, porque as Rocas têm uma peculiaridade, lá nós fazemos amigos que ficam para a vida toda. É uma satisfação para o nosso mandato hoje, homenagear esse bairro tão querido”, enfatizou Paulinho Freire.

Moradora do bairro, dona Dorinha como é conhecida Maria das Dores, matriarca da escola do samba Balanço do Morro e viúva do Mestre Lucarino, ressaltou a alegria de viver no bairro e da presença do samba nas raízes da população. “As Rocas para mim significa tudo. Eu não nasci no bairro, cheguei quando era criança, mas eu amo o bairro. É um bairro que todo mundo conhece todo mundo, todo mundo é muito amigo, se comunica. A nossa escola está com 54 anos e nós não paramos o samba e as Rocas é a cara do samba, quando não tem a gente inventa. Roqueiro, o canguleiro é um povo animado e cheio de raiz”, disse Dona Dorinha.

Cantor com 19 anos de carreira, Rodolfo Amaral também foi homenageado. Nascido no bairro, ele agradeceu o reconhecimento do poder legislativo. “Eu acho demais ter sido lembrado, porque realmente foi o bairro que eu nasci, que vivi o meu melhor momento, a minha terra infância, anos 80, anos 90. Amo as Rocas, então estou amando essa homenagem e estar aqui com vocês”, agradeceu Rodolfo.

“As Rocas foi meu berço. É um bairro bucólico, lúdico, se brincou muito, dançou muito, é festeira, festiva, comunicativa, com amizades que prevalecem há muitos anos. Eu me sinto honrado e quero transmitir essa honra a minha família e aos moradores das Rocas pelo prestigio, presença e reconhecimento de todos eles”, acrescentou o senhor João Gonçalves Oliveira, que também foi homenageado na noite.

O vereador Preto Aquino (PATRIOTA) esteve presente durante a solenidade e pontuou a importância do bairro para Natal, principalmente no futebol. “Grande importância a toda história da cidade, desde a sua fundação, principalmente no tocante aos desportistas. O bairro das Rocas revelou grandes jogadores, grandes craques do futebol no estado. Então aqui uma homenagem justa, merecedora, principalmente aos homenageados que possuem história e serviços relevantes a toda cidade, em especial ao bairro das Rocas”, pontuou Preto Aquino.