Marcelo Queiroz reúne trade turístico para discutir ações do Projeto Verena


O presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Queiroz, reuniu, na tarde desta segunda-feira (30), membros do chamado trade turístico, que integram o grupo de trabalho do Projeto Verena, no salão de eventos da Fecomércio. A programação do encontro contou com prestação de contas das ações previstas para 2019 e início do planejamento das metas para o próximo exercício.

O Projeto Verena é fruto do acordo internacional de cooperação entre o Senac e o governo da Renânia-Palatinado, com execução através da Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha.

Atualmente, a iniciativa é dividida em cinco pilares: Certificação por competência, baseado no Sistema Dual de Ensino; Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de cursos nas áreas de turismo e hospitalidade; Consolidação do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa como centro educacional e hotel de excelência e sustentável; Consolidação de plataformas de diálogo voltados ao desenvolvimento do turismo nos âmbitos estadual e local; e Implementação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo.

Na ocasião, Marcelo Queiroz destacou que praticamente 100% das ações planejadas em conjunto com o governo alemão para este ano, já foram alcançadas. Ele reforçou a importância do envolvimento dos parceiros para o sucesso das atividades desenvolvidas e a interlocução do cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert.

“Cada um de vocês aqui tem um papel de grande importância para o sucesso incontestável desta união entre Rio Grande do Norte e Renânia que vem produzindo resultados tão profícuos para o turismo potiguar, com reflexos diretos e profundos em toda a nossa economia”, afirmou Queiroz.

Participaram da reunião o cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert; o secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes; a secretária-adjunta de Turismo de Natal, Christiane Alecrim; o secretário de Turismo de Serra de São Bento, Diel Figueiredo; a secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares; o diretor da Abrasel, Glauco Gobbato; o secretário de Turismo de Parnamirim, Giovani Jr.; o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, George Costa; o presidente da Abav RN, Abdon Gosson; o mâitre do Restaurante Camarões, Gustavo Pereira; além de técnicos do Senac e Fecomércio.

AGENDA – Dentro de um universo de cerca de 30 ações realizadas em nove meses de atuação, a viagem realizada por uma comitiva potiguar à Alemanha, no mês de maio, foi um dos destaques.

“Nosso objetivo foi melhor conhecer o Modelo Dual de Ensino, visto que temos o desafio de desenvolver um modelo de certificação a ser implantado de forma pioneira no Rio Grande do Norte, inspirado na exitosa experiência alemã”, explicou o presidente da Fecomércio.

A apresentação dos resultados do Verena no Congresso Latino Americano de Cooperação e Competitividade, na Colômbia, no mês de julho, foi outro ponto relevante. O evento reuniu seis países e as melhores iniciativas do continente que têm parceria da entidade responsável pela execução do Verena junto ao Governo Alemão.

A participação no Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA 2019), realizado em Natal entre os dias 16 e 17 de setembro, também foi reforçada como uma oportunidade de ampliação da parceria já existente. Durante o evento, foi apresentado um pré-projeto com foco na abertura de diálogo para viabilizar ações nas áreas de cidades inteligentes e internet das coisas. Sob liderança do Sistema Fecomércio RN, a iniciativa envolve a Prefeitura do Natal, Sistema Fiern, Sebrae e UFRN, por meio do Instituto Metrópole Digital.