Idema orienta como manusear pacotes estranhos que apareceram no litoral


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (dema) divulgou nesta quinta-feira (12), orientações de como remover os resíduos betuminosos (aparentemente piche) em formato de blocos que foram encontrados nas praias do litoral do estado nos últimos meses. Esses materiais também apareceram em outras praias ao longo da costa brasileira, especialmente no Nordeste, mas ainda não se sabe sua origem.
O Idema informou que estes resíduos são classificados, pelas Resoluções Conama 307 e 313/2002 e pela NBR 10004/2004, como resíduo Classe D (Conama) e Classe I (NBR), necessitando, portanto, de cuidados com a coleta, manuseio e descarte seguro, logo, não podendo ser depositado em qualquer lugar. Em função disso, é importante que a coleta seja feita utilizando-se ferramentas como rastelos e pás, acondicionando provisoriamente o material em recipientes plásticos, enquanto o produto não for retirado do local, procurando proteger-se do contato direto com o resíduo, não podendo ser retirado por tratores. Veja as outras orientações:
– É importante que a coleta seja realizada para se tirar ao máximo do contato do resíduo com a natureza, procurando não retirar a areia junto com piche. De forma emergencial, as Prefeituras, através da empresa contratada para coleta de resíduos do município, poderão coletar e acondicionar os resíduos betuminosos em bombonas plásticas, devendo ficar em local coberto e seguro até a coleta pela empresa especialmente habilitada e licenciada pelo Órgão Ambiental competente, para essa finalidade;
– As pessoas devem evitar o contato direto com esse produto e, caso ocorra, deve-se tentar retirar os vestígios, primeiro com gelo ou com óleos de cozinha, para depois lavar a pele com água e sabonete neutro. Como medida preventiva contra irritações e processos alérgicos, o Idema ressalta que nunca se deve levar as mãos sujas aos olhos e boca;
– O órgão também divulgou a lista de empresas habilitadas e prestadores de serviços para este tipo de coleta, transporte e tratamento de resíduos perigosos licenciadas pelo órgão. São elas: Via Limpa RN, Natal Reciclagem LTDA ME, Recicla – Indústria e Comércio de Metais LTDA, Aliança Petróleo LTDA, Brasóleo Transporte e Tratamento Resíduos LTDA, Master Locações LTDA, Cril Empreendimento Ambiental LTDA, M.Y.Pordeus Transporte De Cargas LTDA, Manloc Logística Sociedade LTDA, Klin Engenharia e Gestão Ambiental LTDA, LH Locações e Transportes LTDA EPP, Paulo S. de Oliveira, João Paulo Panificação Eireli ME.