Escola do Legislativo conclui capacitação em redes sociais para servidores





A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Natal, concluiu nesta quinta-feira (12), o curso sobre gestão em redes sociais para servidores, promovido pelo Núcleo de Comunicação da Casa, através do Departamento de Assessoria de Comunicação (ASSECAM). Para encerrar, foi realizado um workshop com a jornalista e assessoria parlamentar Jeanny Damas, voltado para a gestão de redes sociais em mandato parlamentar.

O diretor do Núcleo de Comunicação, Erick Gurgel, explicou que, a ideia foi aprofundar o que os servidores já vivenciam diariamente nas redes sociais. “A gente trouxe quatro palestrantes para enriquecer e atualizar os conhecimentos dos participantes. Tivemos uma turma participativa e engajada que comprou a ideia e o resultado foi surpreendente. Temos a certeza e a ciência do dever cumprido e de que o resultado final será bom para todo mundo”, disse.

O curso foi dividido em quatro dias, ministrados pelo especialista em marketing digital e marketing político, Bruno Oliveira; pela publicitária Dani Barone; pela jornalista Anna Ruth Dantas; e, por fim, Jeanny Damas, que repassou dicas, estratégias e exemplos para a elaboração de um plano de mídia nas redes da internet. “A ideia foi apontar caminhos de como o assessor pode montar um plano para dar visibilidade ao mandato do seu parlamentar, que sirva de vitrine para o trabalho do legislador. Fechamos esse ciclo de palestras direcionando para o mandato parlamentar e conversando sobre o uso dos perfis dos vereadores com os da Casa Legislativa e a importância de fazer uma integração”, explica Jeanny.
 
O encontro contou ainda com um momento de interação entre a assessoria de imprensa da Câmara e os assessores parlamentares. Para a coordenadora de comunicação institucional da Casa, Fernanda Souza, foi um momento oportuno para alinhar a comunicação das redes sociais da Câmara com as assessorias dos vereadores.  “Além de elencar dicas para os mandatos, a gente tenta alinhar e unificar a comunicação da Casa como um todo, porque acreditamos que a comunicação institucional é para os 29 vereadores. Se a imagem institucional está forte e a dos vereadores não está, pode influenciar e vice-versa. A união de forças dará cada vez mais visibilidade à Câmara”, pontuou.

AVALIAÇÃO
 A assessora de imprensa, Juliana Manzano, participou das aulas e destaca que o uso redes sociais é cada vez mais frequente no dia a dia dos assessorados, independente se são políticos. E, como essas ferramentas se atualizam com frequência, é preciso acompanhar as mudanças. “Precisamos estar atentos às novidades, às notícias e a tudo que envolve esse mundo digital, que é fundamental para nosso trabalho. O curso que nos foi ofertado abordou todas essas temáticas tão presentes em nossa rotina, incluindo o gerenciamento de crise, assunto essencial para quem atua com assessoria de comunicação”, enfatizou.

Para o diretor da Escola do Legislativo, Rafael Jácome, a semana de capacitação em redes sociais para os servidores enriqueceu o trabalho da escola e reforçou o cronograma que está sendo cumprido para levar mais conhecimento aos servidores. “É um trabalho em equipe. Começamos capacitando para processos legislativos e vamos dar continuidade em outubro. Depois partimos para oratória e pensamos que a comunicação, especialmente nos meios digitais, é um ponto essencial para o trabalho dos assessores e da Câmara como um todo e, com profissionais capacitados e o trabalho do núcleo de comunicação, o resultado foi alcançado”, avalia