Educação, cultura e lazer no Circuito Petrobras de Velas, em Guamaré



A Oceânica participa da edição do “Circuito Petrobras de Velas” nos dias 13 e 14 de setembro, na praia de Guamaré (RN). Considerando a importância de se valorizar a tradição da pesca artesanal e fomentar a ampla participação das comunidades para a construção de um ambiente social e ambientalmente justo, a Oceânica foi convidada para apresentar no circuito de velas algumas atividades desenvolvidas no Projeto Ponta de Pirangi, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

No dia 13/09 (sexta-feira) às 10h, a Oceânica participa de uma roda de conversa sobre resíduos no litoral com a Coordenação de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Guamaré. Nesta atividade a equipe do projeto convidará os gestores municipais e educadores para participarem das atividades do Ponta de Pirangi (em especial o mini mutirão de limpeza) no estande do Circuito Velas e apresentará o aplicativo “Mar Limpo”, um produto da Oceânica, que está em fase de finalização e conta com o apoio do Instituto MRV, através do Projeto Ensinar para Transformar. Este aplicativo é voltado para apoiar a gestão de resíduos no litoral e tem o objetivo catalogar o lixo encontrado nas praias gerando um banco de dados e informações que possam alimentar pesquisas e políticas públicas relacionadas aos resíduos sólidos.  A noite a equipe do Projeto Ponta de Pirangi/Oceânica participa da Abertura do Circuito Petrobras de Velas, às 18:30. 

No dia 14/09 (sábado), das 9h às 12h, enquanto os barcos estarão no mar, a Oceânica cuidará da programação educativa e cultural dos que pisam em terra firme. Como opções teremos o cantinho da pintura, para as crianças de todas as idades pintarem a “Guamaré que eu amo”, e o cantinho da leitura, com os livros publicados pelo Projeto, em especial o “Mar Doce Lar” voltado às crianças. No estande teremos duas exposições fotográficas, uma sobre as diversas atividades realizadas no Projeto Ponta de Pirangi ao longo dos anos, e outra específica sobre o monitoramento das tartarugas-de-pente realizado pela equipe do projeto/Oceânica. As tartarugas-de-pente estão ameaçadas de extinção e têm o litoral do RN como principal área de desova no Atlântico sul.

Ainda durante a manhã teremos apresentação do Pastoril e do Coco pelas integrantes da Associação de Mulheres Luiza Gomes de Diogo Lopes/Macau, da RDS Ponta do Tubarão, o que integra a participação de comunidades litorâneas na programação. Também será realizado um mini mutirão para coleta de lixo e replicação do uso do aplicativo do Mar Limpo que será apresentado a gestores e professores da rede municipal de ensino, no dia anterior.  

O projeto Ponta de Pirangi teve início em 2010, está na sua 3a fase (2018 a março de 2020) e tem como objetivo conservar os bens costeiros marinhos no litoral do Rio Grande do Norte, de maneira integrada ao uso ordenado e com a participação ativa da população.  Apesar de ter como municípios foco Macau, Parnamirim e Nísia Floresta, o Projeto atua em todo litoral potiguar através do apoio a Rede MangueMar, às colônias de pesca e as comunidades tradicionais. “A Oceânica atua na costa potiguar há 17 anos com trabalhos de pesquisa, educação e conservação dos bens costeiro-marinhos, incluindo a relação da sociedade com o uso e ocupação destes bens. Buscamos discutir amplamente com a sociedade sobre o uso sustentável de nossa costa potiguar”, explica Joane Batista, técnica do Projeto Ponta de Pirangi e representante da Secretaria Executiva da Rede MangueMar. 


PROGRAMAÇÃO DO EVENTO - CIRCUITO PETROBRAS DE VELAS

SEXTA – FEIRA (13/09)

Palco do Evento

18h30 - Abertura oficial, seguida das seguintes atividades:
Palestra da Capitania dos Portos
Apresentação do Programa de Comunicação Social Regional (PCSR)
Apresentação da Companhia de Teatro Royal – Peça “Em busca do conhecimento”
Espaço aberto para perguntas do público
Leitura do regulamento da regata e distribuição dos kits para os competidores náuticos

SÁBADO (14/09)

Largo da Regata
08h - Largada das embarcações

Tenda Petrobras  

Atividades das 9:00 às 12:00
- Exposições: O projeto Ponta de Pirangi e Monitorando as tartarugas-de-pente no litoral potiguar
- Cantinho da Pintura - Galinhos que eu amo
- Cantinho da Leitura - Mar Doce Lar
- Mini mutirão de limpeza
- Uso do aplicativo Mar Limpo para catalogação do lixo 
- Apresentação de Pastoril e Coco da Associação de Mulheres de Luiza Gomes, de Diogo Lopes/Macau, da RDS Ponta do Tubarão

Largo da Regata
13h – Premiação

Evento:  Circuito Petrobras de Velas com participação do Projeto Ponta de Pirangi
Onde? Guamaré
Quando? 13 e 14/09/19