Ônibus de Natal terão "botão de pânico" para ser acionado em assaltos



Os vereadores de Natal aprovaram, por unanimidade, em primeira discussão, o Projeto de Lei 84/2018, de autoria de Dickson Júnior que prevê a disponibilização de um botão de emergência nos ônibus de Natal, para que o motorista possa acionar um dispositivo de segurança responsável por transmitir um alerta ao painel digital localizado no exterior do veículo com mensagem informando sobre perigo.
“Nós estamos em uma das cidades mais violentas e algumas das grandes vítimas são os usuários dos transportes públicos. Na semana passada, teve arrastão dentro de ônibus e a situação está horrível. Então a questão é séria e esse dispositivo é importante. É um projeto oportuno, urgente e uma grande contribuição que a Câmara pode dar com relação à segurança”, disse o autor da matéria. 
Já Carla Dickson, que estava elaborando projeto-de-lei semelhante, ficou de retirar sua matéria de pauta, e encartará emendas para aperfeiçoar o aprovado hoje. “Vamos emendar mudando palavras do letreiro como de assalto para perigo, uma vez que havendo qualquer outra intercorrência, como briga, violência contra a mulher e situações de risco, poderiam acionar o botão que seria interligado também com o Ciosp (Centro Integrado de Operações da Segurança Pública). Acho esse projeto fantástico e foi solicitação de vários cidadãos que nos procuraram também. Parabéns, vereador Dickson Junior. Vamos aprovar, porque é uma necessidade urgente”, frisou. 
Argumentaram favoravelmente à matéria também os vereadores Raniere Barbosa, Júlia Arruda, Dagô, Maurício Gurgel e Felipe Alves, que enfatizou ter encartado emenda com teor semelhante no projeto-de-lei que regulamenta o edital de licitação do transporte público da capital potiguar, sendo essa matéria de autoria de Dickson, portanto, de reforço para o entendimento da necessidade de dispositivos que garantam mais segurança nos ônibus.