Governadora trata da implantação de novos parques com diretoria da ABEEólica



A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta segunda-feira, 26, a diretoria da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica para tratar dos investimentos no Rio Grande do Norte, que vai receber 60 novos parques nos próximos anos. Com a presidente-executiva da ABEEólica, Elbia Gannoum e com o seu diretor técnico, Sandro Yamamoto, a governadora tratou da logística de transporte das peças para as torres, licenças ambientais e segurança.
Os novos parques eólicos no RN vão contar com a tecnologia mais recente que ampliou o dimensionamento das torres, que passarão a ter pás de 74 e 93 metros de comprimento. Até agora as pás têm 50 metros. Isso exigirá uma logística diferenciada para o transporte do porto de Natal até os campos no interior do Estado.
“Estamos tratando dos novos investimentos para o Estado que vão gerar crescimento econômico, renda e oportunidades de trabalho. Nossa administração dialoga e é parceira do setor empresarial. Juntos podemos agilizar procedimentos, desobstruir gargalos e favorecer os investimentos que irão beneficiar toda a sociedade”, afirmou Fátima Bezerra.
O RN hoje é líder nacional em potência eólica, com 152 parques com 1500 turbinas em operação que geram 4 GW (gigawatts), o que é mais do que o dobro necessário para abastecer o estado, e 30% da produção de energia eólica no Brasil. A geração eólica representa 86% da energia produzida pelo RN, 14% restantes são divididos em solar e termoelétrica.
A reunião, na sede da Governadoria contou com a participação dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, da Infraestrutura, Gustavo Coelho, Segurança Pública, Francisco Araújo, Tributação, Carlos Eduardo Xavier, diretor geral do Idema, Leonlene Aguiar, do CEO da Dois A Engenharia e consultor da ABEEólica, Sérgio Azevedo, e Sérgio Caetano, representante do senador Jean Paul Prates.

Nenhum comentário