Fórum Acadêmico marca início da comemoração dos 10 anos da Escola da Assembleia


Crédito da Foto: Eduardo Maia

A Assembleia Legislativa do Rio grande do Norte iniciou nesta quarta-feira (28) as comemorações pelos 10 da Escola da Assembleia com o fórum "Novos Caminhos da Educação Legislativa". As ações em homenagem à instituição de ensino seguem até esta quinta-feira (29) quando a Escola será homenageada em uma sessão solene na Casa Legislativa tendo como propositor o presidente, o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB).

Uma das palestras em destaque no Fórum é sobre “A Escola do Legislativo e os Desafios da Moderna Democracia”, ministrada pelo professor da UNB, Antônio João Barbosa. Para ele, a escola do legislativo é quem fortalece a noção de política e o conceito de cidadania para a sociedade.

Presente no evento, o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), Florian Madruga, parabenizou a Escola da Assembleia pelo histórico de atuação. “A Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte, criada há 10 anos, hoje se destaca nesse ensino da cidadania, por ser uma escola voltada a todos os potiguares, é uma instituição que extrapolou a geografia do RN e é referência no Brasil”, declarou o professor Florian Madruga.

O diretor geral da Assembleia Legislativa, Augusto Viveiros estava presente no Fórum, representando o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, e elogiou a gestão do diretor da Escola da Assembleia, professor João Maria Lima. “A Escola está fazendo revolução, nos melhores dos sentidos. O professor João Maria tem feito uma nova escola, uma escola de “roupa nova”, respeitando o planejamento estratégico e ampliando os trabalhos”, disse Augusto Viveiros.

O professor João Maria falou da importância das escolas legislativas para o  parlamento brasileiro. “A educação legislativa é uma ação consciente e organizada do parlamento para capacitar e qualificar a atuação de diferentes agentes envolvidos no processo de representação e capacitação democrática. É um grande diferencial no serviço público”, disse ele demonstrando entusiasmo ao falar dos serviços da escola e planos futuros, “Estamos engajados cada vez mais em oferecer capacitação e educação legislativa por toda essa terra de Câmara Cascudo”, ressaltou o professor.

O fórum contou ainda com a presença da diretora Administrativa e Financeira da Assembleia, Dulcinéa Brandão; o diretor geral da presidência da Casa, Fernando Resend, a presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Leidiana Bacurau; o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro, Marcio Coringa e o diretor da Escola da Magistratura Federal, Flavio Bezerra.

A Escola do Legislativo Potiguar, integra a estrutura organizacional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte como Escola do Poder Legislativo Estadual, com a missão de “Promover uma educação legislativa de excelência, contribuindo  através de serviços educacionais para a formação política, cidadã e profissionalizante dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade, com ênfase para as funções e atribuições do Parlamento”, por meio de cursos de formação escolar, de cursos livres profissionalizantes e de outras formas de capacitação, de atualização e de treinamento.

Durante esses dez anos a Escola se manteve atuante no âmbito de educação do Legislativo Potiguar. Somente neste semestre estão sendo ofertados 75 cursos, e ainda 10 turmas de graduação em andamento. A Escola da Assembleia já foi ganhadora do prêmio ABEL com os melhores projetos em educação legislativa e em setembro.