Fiern lança plataforma Mais RN voltada para desenvolvimento dos municípios


A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) lançou nesta quarta-feira, 7, uma plataforma digital voltada para o desenvolvimento estratégico e econômico dos municípios potiguares. O mecanismo pode ajudar que as prefeituras possam captar investimentos e ampliar a divulgação das potencialidades regionais.
A partir de agora, os prefeitos e secretários municipais de Desenvolvimento Econômico terão acesso ao sistema criado pela Fiern – que ficará dentro do endereço eletrônico do programa Mais RN – para o cadastro de dados gerais sobre as cidades, bem como informações sobre o ambiente de negócios e as vocações econômicas dos municípios.
“O sistema foi construído para que o município possa planejar o próprio desenvolvimento. A Fiern pretende ajudar aos que forem prestar as informações. Não adianta o município dizer que vai produzir camarão, peixe, algodão ou mineração, caso não tenha característica para fazer isso. Poderemos apontar para as cadeias produtivas que ele obtenha o sucesso”, explica Amaro Sales, presidente da Fiern.
Segundo ele, após a iniciativa dos municípios, que terão a responsabilidade de abastecer o sistema, a Fiern poderá auxiliar aos gestores municipais no mapeamento de estratégias de desenvolvimento econômico. “É preciso interação com os municípios. Esta nova etapa chegou no momento certo para que ocorra a aproximação com as cidades potiguares”, diz Amaro Sales.
Amaro Sales salienta que a nova iniciativa é fruto dos resultados obtidos com o programa “Mais RN”, criado em 2014, que tem o objetivo de promover o planejamento sustentável e realizar um diagnóstico profundo da situação socioeconômica potiguar. 
“Por muito tempo se reclamou que o Rio Grande do Norte não tinha um guia. A Fiern se preocupou em trazer para o estado estas informações para que, através da bússola do Mais RN, para que pudéssemos dizer aos municípios: ‘vá nesta linha que você conseguirá bons frutos em um futuro bem próximo”.
Para o presidente da Federação dos Municípios (Femurn), José Leonardo Cassimiro de Araújo, a iniciativa permite uma maior integração entre as prefeituras, o setor produtivo, entidades representativas e os demais representantes do poder público.
Prefeito de Extremoz -  Joaz Oliveira esteve presente ao evento

Nenhum comentário