Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica acontece em Natal



Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediará, pela terceira vez, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Com o apoio da Instituição, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Robociência e Natalcard, o evento é voltado para as pessoas que gostam de tecnologia e têm afinidade com robótica. Além de contar com a presença dos competidores, o evento busca difundir a robótica para a sociedade em geral e atrair crianças, adolescentes e adultos para esse universo.
A OBR tem como objetivo estimular os jovens a seguirem carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Abrangendo duas modalidades competitivas, a prática e teórica, na modalidade prática estadual, participarão 291 equipes do Rio Grande do Norte. Nesta etapa os competidores terão de construir e programar um robô que deve desviar de escombros, superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos e subir montanhas salvar vítimas em um ambiente que simula um cenário de demolição. Os melhores colocados se classificarão para a etapa nacional, que acontecerá em outubro, em Rio Grande/RS.
O evento tem entrada gratuita e acontecerá nas quadras do Campus, das 9h às 17h. As equipes do nível médio irão competir no sábado, dia 31 de agosto, e as do fundamental, no domingo, dia 1º de setembro.