CEARÁ MIRIM FESTEJA 30 ANOS DE MALUQUEZ REVISITADA NESTE SÁBADO (17)



O maior e mais tradicional tributo potiguar a Raul Seixas completa 30 anos em 2019, e promete levar todos os fãs do roqueiro baiano para Ceará-Mirim mais uma vez. O 30º Maluquez Revisitada vai agitar a cidade a partir das 15h, na Estação Cultural de Ceará-Mirim, trazendo aquele habitual maratona de bandas que vão tocar a obra de Raul do começo ao fim, além da exposição de acervo temático sobre o artista, com diversas preciosidades de colecionadores. Olhe o trem!

A trilha sonora do evento ficará neste ano por conta das bandas Insular, Taxímetro Rock Blues Band, Dinossauros do Rock, Mobydick, Erivan Lima e Banda Olhares, Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, e Dasta Gomes and the Smoking Snakes. A quantidade de canções marcantes que existem no repertório de Raul é suficiente para ocupar todo o tributo. Entre as que serão ouvidas na ocasião estão “Tente outra vez”, “Metamorfose ambulante”, “Gita”, “Medo da chuva”, “Cowboy fora da lei”, “Sociedade alternativa”, “O trem das 7”, “Ouro de tolo”, “Eu nasci há dez mil anos atrás”, etc. 

O material exposto no tributo é colecionado desde 1981 por Erivan Lima, o fã que criou o evento há 30 anos. Seu acervo é uma memorabilia respeitável que conta a história de Raul ao longo de sua vida. Tem dois cartazes do show de Raul em Natal em 1983; cópias de documentos como certidão de nascimento, batizado, atestado de óbito, uma poesia escrita para Elis Regina, uma cópia do livro “As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor” (único que ele lançou, em 83), e até mesmo um canivete enviado pela mãe de Raul. 

Há também um acervo com toda a obra musical de Raul Seixas em discos de vinil, compactos, e CDs, tudo original, nada pirata. Há raridades como a trilha da novela “O Rebu”, de 1974 (toda composta por Raul), e o disco “Let me sing my rock 'n roll”, uma coletânea de lados B lançada em 1985, que só tiveram mil cópias prensadas. 

O tributo recebe uma média de três mil pessoas por edição, trazendo gente de todo estado e cidades vizinhas. O evento, que no começo era visto como uma “festa estranha com gente esquisita” pela parte mais conservadora da população, hoje é ansiosamente esperado. A festa aquece o comércio da cidade, dos bares às pousadas. Hoje, todo mundo toca Raul. 

O sucesso do festival levou a Câmara de Vereadores do município de Ceará-mirim a aprovar no dia 19 de junho de 2012 uma lei que estabelece o terceiro sábado de agosto como “Dia Municipal do Tributo a Raul Seixas”, o que abriu a possibilidade de mais apoio do município a realização do evento.

Serviço:


30º Tributo Maluquez Revisitada. Sábado (17), a partir das 15h, na Estação Cultural de Ceará-Mirim. Senhas antecipadas em Natal no Sebo Rio Branco.

Tribuna do Norte