Caminhada da solidariedade acontece em setembro

27 de outubro de 2019



A Arquidiocese de Natal realiza a quinta edição da Caminhada da Solidariedade, domingo próximo, dia primeiro de setembro, com concentração marcada para as 13 horas, no Santuário dos Mártires, localizado na Av. Miguel Castro, no bairro Nazaré. Lá, às 14 horas, será celebrada missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e, em seguida, as pessoas sairão em caminhada com destino à Igreja Matriz de São João Batista, no bairro de Lagoa Seca.
Para colaborar com a caminhada, as pessoas podem adquirir a camiseta, no valor de 20 reais. Ao adquirir a camiseta, a pessoa concorre ao sorteio de um carro Gol 0Km 2019/2020. Mas também pode adquirir o bilhete do sorteio, separadamente, no valor de dois reais. A renda será destinada ao Hospital Maternidade Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante, que é mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e administrado pela Congregação dos Irmãos Camilianos.
RETROPECTIVA
No ano de 2014, a equipe do Vicariato Social da Arquidiocese de Natal foi a Teresina (PI), para conhecer a experiência da Caminhada da Fraternidade. É uma atividade promovida há mais de 20 anos por aquela arquidiocese piauiense, que reúne, anualmente, milhares de fiéis e tem o objetivo de conseguir recursos para beneficiar ações sociais destinadas a pessoas carentes.
A primeira edição da Caminhada da Solidariedade, em Natal, aconteceu no ano de 2015 e a renda líquida (cerca de cem mil reais) foi destinada a sete abrigos de idosos, sendo cinco ligados à Igreja Católica, um evangélico, um espírita e a um que é dirigido por uma pessoa particular, situado na zona norte de Natal.
Em 2016, aconteceu a segunda edição, desta vez beneficiando pastorais sociais da Arquidiocese de Natal, especialmente que atuam junto a crianças e à juventude.
A terceira Caminhada da Solidariedade ocorreu em 2017 e os beneficiados foram a Casa do Menor Trabalhador e a Comunidade Boa Nova, no município de São José de Mipibu, que acolhe dependentes químicos.
No ano passado, a quarta edição teve um saldo líquido de 89 mil reais, que foram destinados à Liga norte-rio-grandense contra o câncer e ao Hospital Maternidade Belarmina Monte. As duas instituições destinaram os recursos para a compra de medicamentos.
SERVIÇO
5ª Caminhada da Solidariedade}
Data: dia primeiro de setembro, com concentração às 13 horas
Local: Santuário dos Mártires, Av. Miguel Castro, bairro Nazaré, Natal
Venda de camisetas: sala da coordenação de pastoral, no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral).