Brasil faz história, vence EUA no basquete feminino e após 28 anos conquista ouro inédito desde Hortência e Paula



Histórico. O basquete brasileiro escreveu um grande capítulo na noite desse sábado, em Lima, no Peru. Após uma competição irretocável, o time de José Neto venceu os Estados Unidos por 79 a 73 e subiu no topo do pódio dos Jogos Pan-Americanos.

Essa foi a primeira vez desde 1999 que a seleção brasileira de basquete feminino vence uma partida contra os EUA. Indo além, é a primeira medalha de ouro pan-americana desde 1991, em Havana, Cuba, quando Hortência, Magic Paula e cia. deram show. Antes, o Brasil havia conquistado o ouro em 1967, em Winnipeg, e 1971, em Cali.A armadora Tainá Paixão foi o nome da partida, com 24 pontos, 8 rebotes e 3 assistências. Com ela no comando, a seleção teve uma atuação de gala na decisão, impondo o ritmo, rodando a bola e sendo sempre impiedosa.
José Neto assumiu o comando da seleção em 28 de maio. Menos de três meses depois, em sua primeira competição oficial, fez o que fez, dando uma identidade à seleção e misturando juventude e experiência com maestria.
A partida foi acirrada do começo ao fim, mas as brasileiras forma mais calmas no último quarto e conseguiram manter a vantagem que haviam adquirido. Érika, um dos grandes nomes da geração, coloca um grande título em seu ciclo com a seleção após o vice-mundial Sub-21 em 2003.

ESPN