Sesap investe na Ouvidoria como ferramenta de gestão



Com o objetivo de fortalecer a gestão participativa no RN, os responsáveis pela Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniram-se, nesta terça-feira (23), com secretários de saúde de dez municípios do interior do estado, para discutir a implantação de ouvidorias descentralizadas e seu papel como ferramenta de gestão.
O evento contou com a participação do secretário de estado da Saúde, Cipriano Maia, que destacou a ouvidoria como um importante instrumento para o planejamento de ações: “a ouvidoria constitui um canal especializado para captar os sentimentos, sejam de reconhecimento ou insatisfação, por parte dos usuários e servidores. Essa escuta qualificada possibilita à gestão uma melhor organização e orientação das ações implementadas, com vistas a melhorar os serviços, dentro do nosso compromisso de reestruturação do SUS no estado”.
De acordo com a responsável pela Ouvidoria da Sesap, Jussana Paiva, o objetivo da reunião foi “explicar o processo de descentralização das ouvidorias nos municípios e discutir sua importância para a gestão, em conformidade com a Portaria Nº 1.975, de 29 de junho de 2018”. Essa portaria do Ministério da Saúde se insere no âmbito da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS, com foco na implantação, descentralização e qualificação das Ouvidorias do Sistema único de Saúde.
Durante a reunião, o responsável substituto da Ouvidoria da Sesap, Rodrigo Bezerra, ressaltou a valorização da Ouvidoria pela atual gestão da secretaria: ”temos recebido muito apoio e incentivo por parte do secretário, que reconhece a importância do papel da ouvidoria como ferramenta de gestão. Atualmente apenas duas unidades de saúde ligadas à Sesap em Natal não possuem uma ouvidoria própria e nossa meta é que estejam funcionando em todas as unidades até o final deste ano”.