Quais as Vantagens do Código de Barras?




Quando se tem uma empresa é sempre importante tomar as melhores decisões para manter a lucratividade alta e os custos baixos, concorda? Por isso, que hoje abordaremos as vantagens na utilização do código de barras!

Com certeza a implementação do código de barras em seus produtos é uma escolha bastante inteligente e estratégica. Ele possibilita diversas vantagens que contribuem para o alcance dos melhores resultados.

O código de barras permite um maior acompanhamento, rastreabilidade e controle sobre os seus produtos. Ao implementá-lo você poderá fazer uma gestão mais eficiente do seu inventário de estoque e cadeia de suprimentos.

Mas estas não são as únicas vantagens que a utilização do código de barras fornece! Elas estão presentes em muitas outras etapas de suas operações logísticas e comerciais!

Sendo assim, aproveite agora mesmo para saber mais informações sobre o que é, como implementar e quais são as vantagens do código de barras para a sua empresa! Acompanhe!

O Que é o Código de Barras?

Antes de começar a conhecer todas as vantagens da utilização do código de barras, é interessante saber no que ele consiste. Pensando nisso, vamos explicar para você o que é o código de barras!

Ele é um código que tem um gráfico único e um conjunto numérico. Através dos gráficos e conjuntos numéricos únicos é possível fazer a identificação de seus produtos. Assim, fica mais fácil toda a parte de acompanhamento sobre eles.

O conjunto numérico do código de barras é uma combinação de um prefixo e o número único associado ao seu produto. O prefixo do código é relacionado ao país e o número de sua empresa. 

Com o código de barras também é possível ter informações exatas e completas sobre características dos produtos como lote, tipo e outros detalhamentos. Dessa forma, ele é imprescindível para a sua empresa fazer o gerenciamento logístico.

Como Implementar o Código de Barras?

Como vimos acima, o código de barras funciona como a identidade de seu produto. Ele é associado à sua empresa, país de operação e sua padronização possibilita a leitura em diversos lugares! E você sabe como implementá-lo? Veja a seguir!
Para adquirir o código de barras para os seus produtos sua empresa precisa entrar em contato com uma certificadora digital confiável. Será necessário passar as informações sobre a sua empresa e produtos.

Após este processo você precisará definir qual o tipo de código de barras que deseja e fazer a solicitação. Assim, depois da realização do pagamento seu código único é gerado.

Se sua empresa tiver uma loja virtual com plataforma de e-commerce, pode verificar se a plataforma não oferece o serviço de geração de código de barras. Pois, em algumas delas a geração é feita gratuitamente direto na plataforma.

Para implementar o código de barras você também precisará escolher um processo e material de impressão. Existem muitas alternativas como a impressão offset, digital, térmica ou flexografia.

Esta escolha pode ser feita de acordo com o seu volume de produtos e vendas. Por exemplo, se sua empresa possui volumes grandes, compensa escolher a impressão por flexografia, pois o preço por unidade fica menor.

Sua empresa também precisará escolher quais serão as cores dos códigos de barras. A recomendação é que ele seja preto com fundo branco. Mas também há a possibilidade de utilização de outras cores.

Além destes aspectos já citados outro fator bastante importante para a implementação em seus produtos é a definição do local em que os códigos ficarão localizados em seus produtos.

Para fazer as melhores escolhas o ideal é pensar em uma combinação entre local fácil para a leitura ser feita e com boa visibilidade. Assim, os códigos poderão ser aplicados em seus produtos da melhor maneira possível!

Vantagens do Código de Barras

Agora que você já sabe o que é e como implementar o código de barras em seus produtos, vamos conhecer todas as vantagens em sua utilização? Saiba mais a seguir!

O código de barras pode ser muito vantajoso para a sua empresa. Através dele é possível melhorar diversos aspectos como a gestão da sua cadeia de suprimentos, inventário de estoque e atendimento ao cliente.

Isso porque ao utilizar o código único em seus produtos você terá mais facilidade para localizá-los, rastreá-los e também terá acesso rápido à diversas informações que são essenciais para seus negócios.

Com ele, você saberá quais produtos estão sendo mais vendidos e quais os produtos estão sendo menos vendidos. Assim, é possível fazer novas solicitações de pedidos de compra mais alinhadas com as demandas.

Dessa forma, os produtos que vendem bastante nunca faltarão e seus clientes ficarão bastante satisfeitos! E, todo bom empreendedor do comércio sabe a importância de clientes satisfeitos para manter uma ótima reputação de sua empresa, assim como, boas vendas.

Estas não são as únicas vantagens da implementação e utilização do código de barras. Veja todas as vantagens listadas abaixo:

     Controle exato sobre a entrada e saída de produtos no estoque
     Padronização para a exportação de produtos
     Maior facilidade para o registro de compras nos pontos de venda
     Armazenamento mais bem organizado
     Maior facilidade na hora de fazer o inventário de estoque
     Automação e rapidez nas etapas logísticas 
     Informação sobre a localização dos produtos mais precisa
     Melhoria no gerenciamento de tarefas
     Diminuição de falhas e erros
     Redução de custos
     Aumento na produtividade da sua cadeia de suprimentos
     Melhoria no atendimento ao cliente

Portanto, escolher a implementação do código de barras para os seus produtos facilita bastante todas as etapas de sua operação comercial!

Vantagens da Utilização do Código de Barras no Inventário de Estoque

O inventário de estoque é muito importante para diminuir custos e falhas. Através dele é possível identificar quais produtos precisam ser adquiridos novamente.

Com o inventário de estoque o controle sobre os produtos aumenta e também é mais fácil manter as informações atualizadas.

Um bom inventário de estoque possibilita um atendimento ao cliente mais primoroso. Então, ele é um dos processos mais importantes e deve ser realizado de maneira eficaz e precisa. Assim, sua empresa aumentará o número de clientes e vendas!