Quais as Vantagens do Código de Barras?
Quando se tem uma empresa é sempre importante tomar as
melhores decisões para manter a lucratividade alta e os custos baixos,
concorda? Por isso, que hoje abordaremos as vantagens na utilização do código
de barras!
Com certeza a implementação do código de barras em seus
produtos é uma escolha bastante inteligente e estratégica. Ele possibilita
diversas vantagens que contribuem para o alcance dos melhores resultados.
O código
de barras permite um maior acompanhamento, rastreabilidade e controle sobre os
seus produtos. Ao implementá-lo você poderá fazer uma gestão mais
eficiente do seu inventário de estoque e cadeia de suprimentos.
Mas estas não são as únicas vantagens que a utilização do
código de barras fornece! Elas estão presentes em muitas outras etapas de suas
operações logísticas e comerciais!
Sendo assim, aproveite agora mesmo para saber mais
informações sobre o que é, como implementar e quais são as vantagens do código
de barras para a sua empresa! Acompanhe!
O Que é o Código de Barras?
Antes de começar a conhecer todas as vantagens da utilização
do código de barras, é interessante saber no que ele consiste. Pensando nisso,
vamos explicar para você o que é o código de barras!
Ele é um código que tem um gráfico único e um conjunto
numérico. Através dos gráficos e conjuntos numéricos únicos é possível fazer a
identificação de seus produtos. Assim, fica mais fácil toda a parte de acompanhamento
sobre eles.
O conjunto numérico do código de barras é uma combinação de
um prefixo e o número único associado ao seu produto. O prefixo do código é
relacionado ao país e o número de sua empresa.
Com o código de barras também é possível ter informações
exatas e completas sobre características dos produtos como lote, tipo e outros
detalhamentos. Dessa forma, ele é imprescindível para a sua empresa fazer o
gerenciamento logístico.
Como Implementar o Código de Barras?
Como vimos acima, o código de barras funciona como a
identidade de seu produto. Ele é associado à sua empresa, país de operação e
sua padronização possibilita a leitura em diversos lugares! E você sabe como
implementá-lo? Veja a seguir!
Para adquirir o código de
barras para os seus produtos sua empresa precisa entrar em contato
com uma certificadora digital confiável. Será necessário passar as informações
sobre a sua empresa e produtos.
Após este processo você precisará definir qual o tipo de
código de barras que deseja e fazer a solicitação. Assim, depois da realização
do pagamento seu código único é gerado.
Se sua empresa tiver uma loja virtual com plataforma de
e-commerce, pode verificar se a plataforma não oferece o serviço de geração de
código de barras. Pois, em algumas delas a geração é feita gratuitamente direto
na plataforma.
Para implementar o código de barras você também precisará
escolher um processo e material de impressão. Existem muitas alternativas como
a impressão offset, digital, térmica ou flexografia.
Esta escolha pode ser feita de acordo com o seu volume de
produtos e vendas. Por exemplo, se sua empresa possui volumes grandes, compensa
escolher a impressão por flexografia, pois o preço por unidade fica menor.
Sua empresa também precisará escolher quais serão as cores
dos códigos de barras. A recomendação é que ele seja preto com fundo branco.
Mas também há a possibilidade de utilização de outras cores.
Além destes aspectos já citados outro fator bastante
importante para a implementação em seus produtos é a definição do local em que
os códigos ficarão localizados em seus produtos.
Para fazer as melhores escolhas o ideal é pensar em uma
combinação entre local fácil para a leitura ser feita e com boa visibilidade.
Assim, os códigos poderão ser aplicados em seus produtos da melhor maneira
possível!
Vantagens do Código de Barras
Agora que você já sabe o que é e como implementar o código
de barras em seus produtos, vamos conhecer todas as vantagens em sua
utilização? Saiba mais a seguir!
O código de barras pode ser muito vantajoso para a sua
empresa. Através dele é possível melhorar diversos aspectos como a gestão da
sua cadeia de suprimentos, inventário de estoque e atendimento ao cliente.
Isso porque ao utilizar o código único em seus produtos você
terá mais facilidade para localizá-los, rastreá-los e também terá acesso rápido
à diversas informações que são essenciais para seus negócios.
Com ele, você saberá quais produtos estão sendo mais
vendidos e quais os produtos estão sendo menos vendidos. Assim, é possível
fazer novas solicitações de pedidos de compra mais alinhadas com as demandas.
Dessa forma, os produtos que vendem bastante nunca faltarão
e seus clientes ficarão bastante satisfeitos! E, todo bom empreendedor do
comércio sabe a importância de clientes satisfeitos para manter uma ótima
reputação de sua empresa, assim como, boas vendas.
Estas não são as únicas vantagens da implementação e
utilização do código de barras. Veja todas as vantagens listadas abaixo:
●
Controle exato sobre a entrada e saída de produtos no
estoque
●
Padronização para a exportação de produtos
●
Maior facilidade para o registro de compras nos pontos
de venda
●
Armazenamento mais bem organizado
●
Maior facilidade na hora de fazer o inventário de
estoque
●
Automação e rapidez nas etapas logísticas
●
Informação sobre a localização dos produtos mais
precisa
●
Melhoria no gerenciamento de tarefas
●
Diminuição de falhas e erros
●
Redução de custos
●
Aumento na produtividade da sua cadeia de suprimentos
●
Melhoria no atendimento ao cliente
Portanto, escolher a implementação do código de barras para
os seus produtos facilita bastante todas as etapas de sua operação comercial!
Vantagens da Utilização do Código de Barras no
Inventário de Estoque
O inventário de estoque é muito importante para diminuir
custos e falhas. Através dele é possível identificar quais produtos precisam
ser adquiridos novamente.
Com o inventário de estoque o controle sobre os produtos
aumenta e também é mais fácil manter as informações atualizadas.
Um bom inventário de estoque possibilita um atendimento ao
cliente mais primoroso. Então, ele é um dos processos mais importantes e deve
ser realizado de maneira eficaz e precisa. Assim, sua empresa aumentará o
número de clientes e vendas!