Situação da estrutura física da barragem de Umari será tema de audiência pública

Crédito da Foto: João Gilberto

Com a finalidade de debater a situação da estrutura física da Barragem Jessé Filho, conhecida como Barragem de Umari, a Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública, por proposição da deputada Isolda Dantas (PT), no próximo dia 24, às 9h, na Câmara Municipal de Upanema.

O reservatório foi inaugurado em 2001 para atender demandas da zona rural dos municípios de Upanema e Mossoró. De acordo com a deputada propositora da audiência, a situação da barragem precisa ser debatida com urgência diante das informações sobre problemas estruturais.

“Nós temos informações de que a situação da barragem requer cuidados. Segundo notícias, veiculadas na imprensa, a barragem apresenta trincas. O problema deve ser, com urgência, discutido e avaliado por equipe técnica, que deverá apresentar, em audiência, a real situação do reservatório,” justificou a deputada.

Com o terceiro maior volume d´água do Estado, a estrutura da barragem tem 42 metros de altura, 05 metros de largura no alto e 02 km de cumprimento. Para ser construído, o reservatório consumiu 655 mil metros cúbicos de concreto. Mesmo com a ostensividade da edificação, uma equipe técnica vai apresentar a real situação do reservatório com o objetivo de buscar soluções e garantir, além do abastecimento d´água, segurança à população que vive nas proximidades do reservatório.