Sesc reúne professores em capacitação sobre a pedagogia da subjetividade



Durante três dias, cerca de 100 professores das Escolas Sesc do estado estarão reunidos no Senac Barreira Roxa, em uma capacitação sobre a importância do registro e documentação da prática pedagógica desenvolvida nas turmas de educação infantil e fundamental do Regional.

A abertura do evento contou com a apresentação musical dos alunos das turmas dos 4º e 5º anos da Escola Sesc Potilândia, conduzidos pelo professor de música, Sandro Roberto. Em seguida, o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da atualização de conhecimentos.

“Me sinto prestigiado de estar aqui neste momento, de ser recebido com uma bela exposição dos trabalhos feitos pelos alunos. Espero que esses dias sejam de trocas de conhecimentos e que possam levar toda essa experiência aprendida para o dia a dia das salas de aulas”.

A analista de educação infantil do Departamento Nacional do Sesc, Anna Paula Jannuzzi, pontou a sensibilidade e a importância em investir na área de educação.

“Já tem um tempo que acompanho o trabalho desenvolvido no Sesc Rio Grande, precisamente desde que entrei no Sesc há 27 anos. Percebo a sensibilidade dos gestores em investir em capacitações como esta, que refletem diretamente nas ações desenvolvidas em sala de aula, assim como as estruturas das escolas, tendo como exemplo a ampliação da Escola Sesc Mossoró”, destaca Jannuzzi.  

A pedagoga Tais Romero iniciou a programação com a palestra “Documentação do Olhar”, seguido de oficinas pedagógicas que serão realizadas no transcorrer dos três dias do evento que também contará com a condução da analista de educação fundamental do Departamento Nacional do Sesc, Lucilia Helena Craveiro Soares.

No Rio Grande do Norte, o Regional possui sete Escolas Sesc com aproximadamente 3 mil alunos, sendo três na grande Natal (Potilândia, Zona Norte e Macaíba) e quatro no interior (Caicó e Mossoró, São Paulo do Potengi e Nova Cruz), sendo as duas últimas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação complementar. 

Pedagogia da Subjetividade

É diversidade, circularidade e propõe a escuta que ouve com respeito, o olhar que vê com respeito e a construção de conhecimento a partir de todas as possibilidades disponíveis, porque estamos no caminho, estamos em construção e não temos a pretensão de sermos únicas onde podemos ser plurais.

Sobre a palestrante
Fundadora da Pedagogia Subjetividade, Tais Romero é pedagoga, psicopedagoga, formada pela PUC/São Paulo, especialista em coordenação pedagógica em Educação Infantil pela Reggio Children/Itália, pesquisadora da infância e representante oficial do Jardín Fabulinus/Argentina no Brasil.