Parceria entre Setur e IFRN irá ofertar cursos gratuitos de espanhol para profissionais de turismo


A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte oficializou a parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisa de Espanhol como Língua Estrangeira (NUPELE) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) para ofertar cursos gratuitos de espanhol para profissionais que trabalham diretamente envolvidos em serviços de turismo do Estado. 
Para somar ao programa e tendo em vista seus possíveis desdobramentos futuros, a Associação Brasileira das Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN) também apoiará as ações, sensibilizando a comunidade hoteleira para participar e colocando à disposição o seu espaço físico para a realização das aulas de idiomas.
A primeira turma será de nível básico, que é denominado “Conoce Español”, e voltado para iniciantes no idioma. As aulas acontecerão entre 15 de julho e 30 de setembro, totalizando 30h de curso. Essa primeira ação irá contemplar os colaboradores de meio de hospedagens, priorizando as categoria de mensageiros e recepcionistas de hotéis da capital do Estado.
“Atualmente, o maior emissor internacional de turistas para o Rio Grande do Norte, é a América do Sul. Países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai tem enviado um grande número de viajantes para o Estado. Portanto, falar o idioma espanhol torna-se imprescindível para atender bem esse turista que nos visita”, explica a Secretária de Turismo, Ana Maria da Costa.
A proposta é que as aulas tenham um conteúdo mais prático, com ênfase na conversação relacionada à sua vivência de trabalho, para que o profissional possa colocar rapidamente em prática o conteúdo absorvido.
O período de inscrição será amplamente divulgado, bem como os critérios levados em consideração para a seleção dos candidatos. As solicitações para participar do curso serão feitas exclusivamente online, pelo site do IFRN. “A ideia é ampliar o número de vagas progressivamente, além de promover a oferta de níveis mais avançados do curso”, coloca a subsecretária de Turismo, Solange Portela.