Coração Matuto vence Festival de Quadrilhas Juninas de Natal na categoria tradicional

Coração Matuto foi a campeã do Festival de Quadrilhas Juninas de Natal na categoria tradicional, em 2019 — Foto: Rogério Vital


A quadrilha junina Coração Matuto, do bairro Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal, venceu o Festival de Quadrilhas Juninas 2019 na categoria Tradicional. O resultado saiu após o último dia de apresentações, nesta segunda-feira (24), na Arena das Dunas. Houve empate em todas as categorias individuais e o prêmio será dividido - veja a lista abaixo.

Além de troféu, a quadrilha campeã ganhou o prêmio de R$ 5 mil. Com a vitória, já são quatro títulos estaduais conquistados pela Coração Matuto no Festival de Quadrilhas Juninas. Este ano, a quadrilha se inspirou na história bíblica de José do Egito, adaptando-a ao regionalismo. O tema, "José o sonhador, sob o descolorido sol do sertão", convenceu os jurados e o público.

A vice-campeã foi a Zé Matuto, do bairro Pajuçara, que teve a mesma pontuação da primeira colocada (179,7 pontos), mas perdeu por um décimo no quesito de desempate, conjunto. A Zé Matuto falou sobre camelôs em seu tema, destacando o comércio ambulante, a influência dos produtos chineses e a venda no boca-a-boca do comércio popular. Levou, inclusive, Silvio Santos para a quadra: o apresentador começou sua carreira trabalhando como camelô.

A terceira colocada foi a Junina Sertão (Barcelona), que dançou no domingo (23). A quarta colocada, Padre Piná, de Mãe Luiza, que homenageou o próprio santo, São João Batista.

O Festival de Quadrilhas Juninas é realizado anualmente pela Prefeitura do Natal, através da Natal Cultural e Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. A Intertv Cabugi apoia e divulga o evento, que este ano também contou com a vitória da Lume da Fogueira, na categoria estilizada.