Comissão de Educação discute com SAMU execução da Lei Lucas


Crédito da Foto: João Gilberto
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social recebe uma comissão  do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Estado, de Natal e de Mossoró, em reunião realizada na manhã desta terça-feira para uma discussão sobre a divulgação e execução da Lei Federal 13.722 de 2018, a Lei Lucas, que torna obrigatória a Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
“Temos a certeza que, depois de ouvirmos a exposição dos representantes do SAMU que está Casa Legislativa vai contribuir para melhorar as condições do órgão nesse trabalho que pode salvar muitas vidas. Está faltando divulgação e fiscalização. Os professores e servidores das escolas tem que ser capacitados, conforme   determina a Lei. Vamos marcar uma audiência pública com a presença dos secretários de Educação e Saúde do Estado e dos municípios para um amplo debate”, disse o deputado Allyson Bezerra (SDD).
Rogéria Moreira, do Samu do Estado exibiu um vídeo em que a mãe do garoto Lucas, que deu nome à Lei, que morreu de engasgo em passeio do colégio faz um apelo para que a Lei seja executada em todos os Estados. “O treinamento é muito importante. Isso vai deixar os filhos e os pais mais seguros, porque é muito importante a ação de primeiros socorros. Uma criança engasgada, sem poder respirar o seu coração para mais rápido do que o de adultos”, esclareceu.
A coordenadora do SAMU-RN, Wilma Maria disse que o órgão cobre 56% do Estado, trabalhando em parceria com o SAMU-Natal e o SAMU-Mossoró, mas precisa de mais equipamentos para melhorar o seu atendimento.
Os depoimentos do coordenador de Natal, médico Cláudio Macedo e do de Mossoró, Alisson de Araújo foram no sentido de que as unidades precisam de mais recursos para a execução do trabalho cuja “função não é só salvar vida, mas também educar”.
O deputado Kleber Rodrigues (Avante) destacou a importância da Lei “que precisa de uma maior divulgação porque tem pessoas perdendo vidas por causas simples, devido a falta de pessoas treinadas em primeiros socorros”.