Assembleia instala Frente Parlamentar de Apoio às Energias Renováveis

Crédito da Foto: João Gilberto

Com o objetivo de apoiar, discutir, criar projetos legislativos e incentivar a implantação de unidades de geração de energias renováveis no Rio Grande do Norte, foi instalada na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (27) a Frente Parlamentar de Apoio às Energias Renováveis. Presidida pelo deputado estadual George Soares (PL) e tendo como membros os deputados Souza (PHS) e Galeno Torquato (PSD), a Frente visa contribuir de para que o RN possa explorar de forma positiva o enorme potencial energético do qual dispõe, em função de suas ótimas condições ambientais e geográficas.

“A Frente Parlamentar chega para proporcionar uma discussão mais séria e qualificada na busca de implementação de políticas públicas e leis que regulamentem e fortaleçam o setor, proporcionando geração de emprego e renda em nosso Estado”, disse George Soares. Presente na reunião, o especialista em energias renováveis, Gibram Dantas de Melo Lula, destacou a importância da instalação da frente para os empreendedores do setor e para a economia do Estado.

“Estamos bem próximos de vivenciarmos uma crise energética e essa Frente vem para assegurar aos investidores a certeza que os parlamentares do RN estão preocupados e pensando o setor, que só cresce a cada ano no Estado”, disse Gibram Dantas.

O deputado Souza destacou a necessidade de pensar o setor de forma programada e planejada com o governo Federal. “Existe um Projeto de Lei tramitando no Senado para aprovar a regulamentação das energias renováveis. Entendemos a necessidade de se cobrar a aprovação desse PL”, ressaltou.

Maria das Neves Valetim, representante do Fórum Mudanças Climáticas fez alguns contrapontos sobre o tema e destacou a importância da Frente para o desenvolvimento sustentável do setor. “É preciso se perguntar o que um setor da economia que gera tanto recurso trouxe de benefícios para a população do RN? Essa Frente vai permitir que esse tipo de questionamento seja feito e que possamos encontrar respostas para essas dúvidas”, questionou.

Já o deputado Galeno Torquato sugeriu a criação de um Comitê Gestor e se mostrou preocupado com a empregabilidade dos potiguares nas empresas do setor. “Precisamos aproveitar as riquezas do nosso Estado para gerar emprego e renda para o povo mais carente. Para isso é extremamente necessário à implementação de políticas públicas que fortaleçam o setor”, destacou.

Para finalizar, o presidente da Frente, deputado George Soares, anunciou a apresentação de um Projeto de Lei que cria o Conselho Estadual de política Energética no RN e a realização de uma Audiência Pública, que acontecerá no mês de agosto na Assembleia Legislativa.

“Essas serão algumas das ações propostas pela Frente Parlamentar de Apoio às Energias Renováveis. Não mediremos esforços para que esse setor receba a atenção necessária dos poderes públicos, beneficiando a população do nosso Estado”, finalizou George.

Participaram da reunião os deputados estaduais George Soares, Souza e Galeno Torquato, além de Marígia Tertuliano – representante do Cajueiro Pirangi (IDEMA); Maria das Neves Valetim – Fórum Mudanças Climáticas; Marísia Basse de Oliveira – Associação Potiguar Amigos da Natureza; Francisco Rubens Lopes – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/RN); Eduardo Gatto – OCERN; Gibram Dantas de Melo Lula, Pablo Higo Fernandes Lira, João Henrique Gomes da Silva – IER/CNER.

Nenhum comentário