Mês das Mães - Exposição interativa e gratuita e mostra o poder de contar histórias para os filhos



Gerar um filho, dar à luz, adotar, amamentar, acalentar, contar histórias, são algumas das muitas maneiras das mães dizerem “eu te amo”. Instantes especiais que deveriam ser eternizados. Este ano, a Exposição Retratos de Mãe da fotógrafa Andréa Leal, com co-criação da jornalista Cláudia Bettini, resolveu guardar para sempre e valorizar esse momento em que uma mãe conta histórias para seu filho, canta canções, coloca no colo, embala... A mostra chega a São Paulo em maio para resgatar esse instante de conexão, a dedicação de tempo e atenção, esse olhar amoroso que não só estimula a leitura, a cultura, o cognitivo, mas principalmente os sentimentos que unem mães e filhos e que sempre são revividos na memória afetiva. 

O evento de lançamento será realizado às 16h do dia 11 de maio, na Galeria Trend, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, com a presença da cantora e contadora de histórias Carol Levy, curadora da mostra, que traz 12 mães que tiveram a vida especialmente tocada pelas canções e histórias da artista pernambucana, que completa 11 anos de um trabalho que ultrapassou os muros do estado e ganha o Brasil. Na abertura da exposição, Carol vai apresentar uma contação de histórias especial para as famílias.

Com muita ludicidade, as fotografias receberam a intervenção da artista plástica Luciana Maia, que desenvolveu um trabalho delicado e exclusivo, com intervenções nas fotografias capazes de transportar cada família  retratada para o universo mágico de seus contos preferidos, reproduzindo um cenário cheio de cores e significados que até então só existia na imaginação dos retratados.

Entre as personagens, mães que encontraram nos textos ou canções maneiras de se comunicarem ou estimularem filhos autistas, com microcefalia, ou para tornar especial os momentos de presença depois da volta ao mercado de trabalho, ou para explicar assuntos nem sempre fáceis, como a diversidade familiar. Vivências que compartilham em depoimentos emocionantes que poderão ser vistos na exposição interativa, por meio de um aplicativo de realidade aumentada, cada vez que o celular for posicionado em frente à tela da personagem.

Uma mostra que traz  personagens do mundo real, parecidas com tantas outras mães e que provam que a vida não é um conto de fadas, mas tem um final feliz a cada dia, a cada beijo de boa noite, a cada vivência somada na história que elas constroem ao lado de seus filhos, cheias de obstáculos, dificuldades, lágrimas, mas também repletas de força, amor, dedicação e vontade de sorrir e ser feliz. 


Serviço
Exposição Retratos de Mãe 
Local: Galeria Trend - R. Costa Carvalho, 213, Alto de Pinheiros, São Paulo

Lançamento/Vernissage com contação de histórias de Carol Levy, com a história "João esperto leva o presente certo"Dia:  11 de maio Horário: 16h
A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 31 de maio