Comissão de Educação recebe coordenador de programa sobre Dia Espacial

Crédito da Foto: João Gilberto
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social (CECTDES) recebeu o coordenador da Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB) o coronel Marco Antônio Vieira de Rezende que na  reunião desta quinta-feira (16) detalhou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Vocação Tecnológica Espacial (CVTE), que funciona na Barreira do Inferno e está transformando a vida de estudantes do Rio Grande do Norte.
Com apenas um ano de funcionamento mais de dois mil jovens de 14 a 17 anos já foram atendidos no programa “Dia Espacial”, que desperta nos estudantes o desejo de se tornarem futuros profissionais da área espacial.
“Os resultados em pouco mais de um ano de funcionamento são excelentes. As visitas são destinadas a estudantes da rede pública de ensino, municipal, estadual e federal e também da rede particular.  São recebidos por visita de 30 a 40 alunos na unidade instalada na Barreira do Inferno. O objetivo da visita é despertar o interesse dos estudantes pela área de Ciência e Tecnologia e garantir a eles que não é impossível trabalhar no setor espacial”, disse o Coronel Rezende na exposição que fez para os integrantes da Comissão.
O coordenador da AEB no Rio Grande do Norte disse ainda que o Centro Vocacional está proporcionando mudanças sociais na vida dos estudantes, pois muitos saem motivados e montam clubes de foguetes, além de desenvolverem projetos de minissatélites em suas escolas.
O presidente da Comissão, deputado Hermano Morais (MDB) disse após a exposição que estava impressionado com a importância do programa, que é pouco conhecido e que merece contar com a parceria do Legislativo para ampliar esse atendimento aos estudantes.
“É um Projeto que abre oportunidade para os estudantes com essas visitas e os pequenos cursos que são ministrados. É um exemplo muito importante que a ciência e tecnologia precisa de mais investimento do setor público”, ressaltou Hermano Morais.
Na mesma linha de pensamento, o deputado Alysson Bezerra (SDD) parabenizou a iniciativa e vai divulgar os benefícios que o Programa está proporcionando aos jovens estudantes. “O nosso papel é procurar alternativas para que parcerias possam expandir esse atendimento que é feito na Barreira do Inferno para os estudantes dos municípios do interior”, destacou o deputado.
Depois da exposição do coronel Rezende, foi realizada a reunião ordinária da Comissão que distribuiu três matérias para os relatores. Participaram da reunião os deputados Hermano Morais, Alysson Bezerra e Kleber Rodrigues (Avante).