Tribunal Federal autoriza reajuste da tarifa dos trens em Natal


A Justiça Federal liberou aumento na tarifa dos trens de Natal, João Pessoa, Maceió e Recife. Na capital pernambucana, o reajuste será de 87,5%, enquanto que nas outras três cidades nordestinas as passagens terão 100% de acréscimo. O aumento também será praticado em Belo Horizonte (88%). O despacho foi assinado pelo desembargador Carlos Moreira Alves, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), na segunda-feira (22).
Com isso, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está autorizada a praticar os novos valores da tarifa em suas cinco unidades. Nas capitais de AL, PB e RN, a passagem vai dobrar e custará R$ 1. O valor para o Recife será de R$ 3. A data de implantação dos novos preços não foi divulgado a companhia.
A decisão suspende uma liminar de 4 de maio de 2018 que impedia os aumentos. A CBTU recorreu e após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), conseguiu levar o caso para a Justiça Federal.
Em nota, a CBTU justifica o aumento alegando que não promove mudanças no preço das passagens há 15 anos em João Pessoa, Maceió e Natal. No Recife, o último reajuste aconteceu em 2012.
“Com a decisão da Justiça Federal, derrubando a liminar que suspendia o reequilíbrio tarifário da CBTU, a diretoria da Companhia vai avaliar os próximos passos que serão dados acerca da questão. Este reequilíbrio representa uma necessidade orçamentária diante de anos de congelamento de tarifas e aumento de custos operacionais e manutenção”, argumenta a companhia.