Saúde: O que pode ser uma pontada repentina no peito?


Você já experimentou dores agudas aleatórias e alarmantes em seu peito? Por causa da consciência relativamente alta das condições cardíacas, tal ocorrência pode desencadear uma grande dose de ansiedade, mas nem toda dor no peito - por mais desagradável que seja - deve ser motivo de preocupação.

A Síndrome de Captura Precordial (ou SCP) é bastante comum entre crianças e adolescentes, mas às vezes persiste durante toda a vida adulta, e é caracterizada por ataques de dor aleatórios de curta duração em uma área localizada no tórax. Embora a dor seja frequentemente sentida no lado esquerdo do peito, às vezes também ocorre no lado direito, descartando definitivamente um ataque cardíaco.

Na verdade, a SCP não tem nada a ver com o coração. Embora a síndrome não seja totalmente compreendida, acredita-se que seja desencadeada por uma compressão ou irritação dos nervos na cavidade torácica em frente ao coração.
Quais são alguns dos seus sintomas e como você pode distinguir a SCP das condições cardíacas graves?

•  A SCP normalmente dura alguns segundos ou minutos.

• A dor não irradia para nenhuma extremidade ou pescoço e permanece localizada em um ponto relativamente pequeno no tórax.

• A dor geralmente ocorre do lado do coração, mas também pode atingir o lado direito do tórax.

• A dor é desencadeada e exacerbada por movimentos bruscos.

• Respirações profundas também pioram a dor.

• Não há sintomas adicionais além da dor e da respiração superficial. Suor, dor abdominal, náusea e outros sintomas típicos de ataque cardíaco não ocorrem com a SCP.

• A respiração rasa pode, no entanto, causa tontura e visão turva. 

Embora desconfortável, para dizer o mínimo, a SCP é inofensiva, com ataques durando meros momentos e sem impacto a longo prazo na saúde. Não existe uma cura conhecida para esta síndrome inconveniente, mas é muito raro que as pessoas sofram de SCP durante toda a sua vida e, na maioria dos casos, os ataques desaparecem completamente, nunca voltando.