Projeto Travessia de ritmos terá lançamento oficial neste mês de abril



Travessia de Ritmos é uma plataforma transmídia em forma de caravana itinerante que percorrerá as cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante e Macaíba a bordo de uma Kombi. O lançamento oficial do projeto será no dia 25 de abril, às 16h30, no hall de eventos do Shopping Cidade Jardim, aberto ao público. No evento, será apresentada a plataforma on-line RN Cultural que abrigará as ações do projeto,haverá um pocket show na Kombi com os artistas do Musical o Komboio do Sol e será feita a apresentação do calendário de ações dos municípios, além da exposição de artesãos participantes do projeto.
A Kombi será um palco móvel adaptado com som, luz e energia solar que servirá como pano de fundo para o espetáculo O Komboio do Sol, que tem criação de Zeca Santos, dramaturgia de Henrique Fontes, cenografia de Irapuan Júnior e direção de Doc Câmara.
Por meio da arte, tecnologia e inovação social, o projeto - idealizado pelos artistas potiguares Zeca Santos e Rafaela Brito - propõe o livre acesso à cultura popular, promovendo a troca de saberes intergeracionais e o fortalecimento da identidade potiguar e da rede cultural do estado. O objetivo é realizar diversas ações artísticas, formativas e socioambientais, além da criação da primeira rede territorial criativa e sustentável do RN. A equipe tem produção geral da Arribaçã Produções e é composta por 33 profissionais da arte, dentre eles, um elenco formado por seis atores-cantores (acompanhados por banda ao vivo), com trilha sonora do músico potiguar Tico da Costa e direção musical de Jubileu Filho.  
Na perspectiva transmidiática do projeto, as narrativas protagonizadas pelas Kombi unirão os eixos de atuação do projeto (arte, tecnologia e inovação social) atravessando as memórias e os afetos da cultura local, fortalecendo laços, conectando públicos e despertando o senso de pertencimento destes aos seus territórios, movimentando a economia criativa e sustentável.
O Travessia de Ritmos também homenageará mulheres ícones da cultura do nosso Estado que são fontes de inspiração, resiliência e resistência: Dona Militana (cancioneira e romancista), Dona Maria de Lourdes (rendeira de bilro mais antiga do estado) e Auta de Sousa (poetisa) que ultrapassaram os limites de seu tempo e espaço, representando a memória viva do Rio Grande do Norte.
O Projeto Travessia de Ritmos tem patrocínio da COSERN, Grupo NEOENERGIA (edital de patrocínio cultural 2018) e do Governo do Estado do RN, através da Lei Estadual Câmara Cascudo, e apoio institucional do SEBRAE-RN, Shopping Cidade Jardim, da ONG Baobá e da COPEGAM – Coordenadoria permanente de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça. 
SOBRE O COLETIVO TRAVESSIA DE RITMOS
O Coletivo nasceu em 2016, fruto da conexão de artistas e lideranças comunitárias, para estimular o potencial criativo das comunidades visitadas, além de valorizar a cultura popular, despertando habilidades profissionais e movimentando a economia criativa local.
É integrado por artistas potiguares oriundos de diversos grupos locais já consolidados na cidade de Natal, especialmente da Vila de Ponta Negra, e conta com uma diversidade artística (atores, músicos, cantores, compositores, mestres de cultura popular e lideranças comunitárias).
Em dois anos, o coletivo produziu dois musicais de samba e realizou inúmeras oficinas artístico-criativas para moradores de comunidades na Cidade de Natal-RN em parceria com os projetos Vir-a-Vila da Vila de Ponta Negra, Axé- Obá das Rocas e RN Autoral do Samba ao Choro.
SOBRE AS AÇÕES
Criação da Rede “RN: Território criativo e Sustentável” com lançamento de um guia eletrônico e impresso, através da pesquisa e catalogação dos mestres, grupos populares, produtores e agentes culturais, artistas, compositores, instituições, empresas, ONGs e lideranças da cultura das cidades visitadas.
Ações Ambientais
As ações têm o objetivo de despertar na sociedade a conscientização para a mudança de atitude e a reflexão sobre os impactos positivos que pequenas atitudes podem ter na preservação do meio ambiente.
Ações formativas - Workshops de capacitação, em parceria com a Rede Nacional de Turismo Criativo e Sustentável, para a formação e o fortalecimento de lideranças e agentes multiplicadores atuantes na área de desenvolvimento criativo e territorial.
Festival Regional Travessia de Ritmos - realizado em cada cidade contemplada no projeto, em parceria com órgãos públicos e privados, terá como atração os grupos tradicionais de cada município, além da apresentação do musical O Komboio do Sol. A realização do festival pretende fortalecer a identidade do território, incentivar o turismo de experiência e movimentar a economia local.
SOBRE AS CIDADES VISITADAS
As cidades visitadas na primeira etapa do projeto são berços culturais que, apesar de todas as dificuldades, resistem e disseminam a rica tradição de seus ritmos como coco de roda, samba de raiz, bambelôs, congos, através de seus mestres de tradição, brincantes da cultura popular, e grupos que representam a sabedoria tradicional, além de serem palco de agremiações carnavalescas, grupos de dança, teatro e contarem com artistas plásticos e artesãos, que durante todo o ano produzem eventos que alimentam a cadeia produtiva local.
Apesar da importância cultural e riqueza histórica, os territórios criativos não contam com o devido incentivo e valorização que necessitam, correndo o risco de se perder frente à cultura de massa.
Portanto, a partir da criação de uma rede de artistas, moradores e colaboradores, a plataforma proporcionará uma maior visibilidade das ações territoriais, promovendo a convivência comunitária, incentivando o respeito entre gerações (mestres e participantes) e despertando o amor pelo território.

Nenhum comentário