Prefeitura retoma cadastro online para castração de animais em Natal


A partir desta quarta-feira, 3, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), retomará o processo de cadastramento de tutores de cães e gatos para a realização da castração desses animais.
O cadastro, que será feito através da internet, poderá ser realizado por tutores com idade mínima de 18 anos e que possuam a partir de cinco animais, sendo que apenas dois bichos serão esterilizados por campanha.
A próxima ação de esterilização animal será promovida em 28 de abril, no Centro de Controle de Zoonoses da Zona Norte, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária. Embora o cadastro conte com cães e gatos, inicialmente apenas os felinos machos, a partir dos seis meses e que tenham recebido a dose da antirrábica, serão contemplados.
Terão prioridades os tutores de baixa renda (que ganhem até um salário mínimo), beneficiários do Bolsa Família e Organizações Não Governamentais (ONGs) registradas no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), que será parceiro da SMS na ação.
A castração é a maneira mais eficaz de combater a superpopulação de bichos, o que consequentemente ajuda a diminuir a quantidade de animais que podem transmitir doenças, até mesmo para o ser humano.
Em 2018, um total 122 gatos passaram pelo procedimento. Antes de serem levados para a cirurgia, os animais passam por uma criteriosa triagem para garantir que os bichos estão saudáveis o suficiente para serem atendidos.

Nenhum comentário