Frente Parlamentar da Engenharia é instalada na Assembleia Legislativa



Com o objetivo de debater as ações voltadas para a infraestrutura e desenvolvimento no Estado, foi instalada, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar da Engenharia. O espaço permanente de debates no legislativo estadual será presidido, durante o ano de 2019, pelo deputado estadual Alysson Bezerra (SDD). Os parlamentares Kelps Lima (SDD) e Coronel Azevedo (PSL) também integram a iniciativa suprapartidária.

A reunião de instalação reuniu entidades ligadas a engenharia, que vão colaborar com os trabalhos da Frente Parlamentar, além de representações do governo estadual, instituições, sindicatos, associações, empresas, sociedade civil e profissionais. Os participantes manifestaram as prioridades dos segmentos que representam para a formatação da agenda de trabalho.

“Temos essa Frente instalada no Congresso Nacional e em outros estados, então tomamos a iniciativa de propor no nosso estado para discutir a infraestrutura, a logística e o desenvolvimento, uma vez que tudo isso passa pela engenharia. Queremos uma política de valorização dos profissionais da engenharia, junto a bancada federal, além de discutir obras que são importantes para o nosso estado. Tudo por um caminho para o RN avançar”, destacou Alysson Bezerra.

O secretário de Infraestrutura do estado, Gustavo Coelho, classifica a instalação da frente como uma grande iniciativa. “A engenharia é o único meio para que a gente possa ter uma boa infraestrutura. É pegar conhecimento e transformar a natureza de forma real, interferir no meio ambiente de forma inteligente. Não temos dúvida que o debate permitido pela Frente só vai engradecer as condições de solução”, disse.

Para a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Ana Adalgísia Dias Paulino, a frente representa a abertura de um canal em prol do desenvolvimento do estado. “Finalmente vamos ter voz, um canal para debater, trazer ideias e propostas dentro da linha de desenvolvimento para o Estado”, comemorou. A manutenção das estruturas públicas é um dos temas que considera importante debater. Larissa Dantas, diretora presidente da Potigás, disse que a Frente Parlamentar da Engenharia “é um sonho já há algum tempo”.

Também participaram da sessão de instalação da Frente representantes do IRFN, Dnit, Fecomércio, CRT/RN, Anest, Confea, Avieb (Exército), Semov, Clube de Engenharia, UnP, Siprocim, prefeituras e profissionais da áreas . A Frente vai funcionar dentro da Assembleia Legislativa e se reunir periodicamente. Visitas técnicas ao interior do Estado também integram a sua programação para 2019.