Em 14 de abril de 1912, o navio Titanic colide com iceberg e naufraga em sua viagem inaugural, deixando mais de 1.500 mortos



O Titanic foi um navio de passageiros britânico que naufragou no norte do Oceano Atlântico, depois de colidir com um iceberg em 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural de Southampton, no Reino Unido, para Nova York, nos EUA. O naufrágio resultou na morte de mais de 1.500 passageiros e tripulantes, tornando-o um dos desastres marítimos mais mortais envolvendo uma embarcação comercial da história moderna.
O Titanic era o maior navio construído à época e foi pensado para ser o mais luxuoso e mais seguro também, gerando lendas de que era supostamente “inafundável”. Ele era operado pela White Star Line e fora construído pelos estaleiros Harland and Wolff em Belfast. O arquiteto naval responsável pelo projeto, Thomas Andrews, estava entre os passageiros que morreram no naufrágio. A embarcação levava 2.224 passageiros e tripulantes. Apenas 705 sobreviveram.
Comandado pelo capitão Edward Smith, o Titanic transportava entre seus passageiros algumas das pessoas mais ricas do mundo, bem como centenas de imigrantes da Grã-Bretanha, Irlanda, Escandinávia e outros países europeus que buscavam uma vida melhor nos Estados Unidos. Embora o Titanic dispunha de recursos de segurança considerados avançados para a época, como compartimentos e portas operadas remotamente, não havia botes salva-vidas suficientes para acomodar todos a bordo devido a regulamentos de segurança desatualizados. O Titanic tinha botes para apenas 1.178 pessoas, ou um pouco mais da metade do número de passageiros a bordo e um terço da capacidade de lotação do navio.
Depois de partir de Southampton, em 10 de abril de 1919, o Titanic fez paradas em Cherbourg, na França, e Queenstown, na Irlanda, antes de apontar na direção oeste, rumo a Nova York. Em 14 de abril de 1912, quatro dias depois de dar partida e a cerca de 600 quilômetros de Newfoundland, o navio colidiu com um iceberg à noite, mais precisamente às 23h40. A forte colisão fez um lado do casco do navio ceder para dentro, permitindo a entrada do mar. O navio foi gradualmente inundado pela água.
Alguns passageiros e poucos tripulantes foram evacuados em botes salva-vidas, muitos dos quais foram lançados ao mar apenas parcialmente lotados. Um número desproporcional de homens foi deixado a bordo graças ao protocolo que exigia o salvamento de mulheres e crianças primeiro. Por volta de 2h20 da madrugada do dia 15 de abril, o Titanic se partiu e naufragou com bem mais de mil pessoas ainda a bordo. Pouco menos de duas horas depois, um navio de resgate chegou ao local do naufrágio e conseguiu salvar cerca de 705 pessoas.
Restos do Titanic permanecem no fundo do mar a uma profundidade aproximada de 3.784 metros. Desde sua descoberta, em 1985, milhares de artefatos foram recuperados e colocados em exposições em museus ao redor do mundo.