CDTAM estreia novo espetáculo nessa quarta-feira (17) no TCP


A Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM) estreia novo espetáculo nessa quarta (17) com reapresentação na quinta (18), no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP). "Aquilo que se deseja e não se tem" foi coreografado pelo bailarino Diego Cruz, que veio do Rio de Janeiro, por conta própria, especialmente para a montagem desse espetáculo da Cia de Dança do TAM.
A relação de amizade e troca de experiências entre o bailarino da Cia. de Ballet da Cidade de Niterói e a CDTAM começou por intermédio do bailarino Fábio Matheus, que teve aulas com Diego no Rio. Em 2016, ao vir para Natal se apresentar em sua companhia de dança, Cruz conheceu a companhia do TAM e chegou a trabalhar uma pequena peça de 12 minutos naquela ocasião.
De acordo com a diretora artística da companhia, Wanie Rose, ano passado em nova oportunidade de vir se apresentar em Natal, Diego se reencontrou com os bailarinos e ficou mais uns dias para montar o restante desse espetáculo que agora estreia no TCP e que tem duração de 50 minutos.  “Esse trabalho aborda a questão do desejar algo, alguém, um objeto, um lugar que se queria estar e, em não conseguir alcançar esse desejo, a pessoa sente um vazio, um vácuo", explica ela, a narrativa cênica que vai permear a coreografia.
Segundo Diego Cruz, o espetáculo traz à cena corpos que se utilizam de ferramentas das lembranças, ódio, amor, vulnerabilidade, trazendo a imagem do que realmente nos falta e o que poderia nos preencher. "O processo de montagem desafiou cada bailarino a buscar dentro de si esse vácuo que possibilitou extrair do movimento uma verdade que faz com que cada quadro apresentado ganhe uma intensidade que possa romper a ‘quarta parede’, e através desses corpos tocar o espectador, que ao olhar o outro se identifica e se coloca naquele lugar: o outro também sou eu", explica.

A Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão/CDTAM
Foi criada em 28 de outubro de 1998 e está integrada ao Centro Educacional Norte Riograndense de Artes /CENA, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Em sua trajetória de 20 anos recebeu 81 prêmios ao participar de festivais de dança em nível nacional e internacional e realizou seis turnês internacionais: Alemanha (2011), Suíça (2012), México (2013), França (2014) e Estados Unidos (2015 e 2016). Em 2012 foi contemplada com o prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna, com o espetáculo RIO COR DE ROSA, assinado pelo Coreógrafo Clébio Oliveira. E em 2014 no Programa Mais cultura nas escolas, pelo Ministério da Cultura.
Todos os anos é selecionada no edital para participar do Encontro de Dança do RN. É convidada para apresentar espetáculos no Projeto Dançando nas Dunas e Festival Palco Gira Dança. Os três são realizados em Natal-RN. Foi selecionada na 1* edição do projeto conexão elefante cultural com o espetáculo Gonzagando assinado pelos coreógrafos Gustavo Santos e Juarez Moniz. Foi selecionada na 1* e 3* edição do Burburinho festival de artes com os espetáculos " Gonzagando" e "Um de nós".
Ano passado foi convidada para fazer a abertura do Encontro de Dança do RN em Mossoró-RN com o espetáculo INVERNO DOS CAVALOS, do coreógrafo Clébio Oliveira. E com este mesmo trabalho a Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão foi convidada para dançar no Cena Cumplicidades (Recife/PE) em outubro de 2018. Em 2019 é convidada a apresentar " Inverno dos cavalos" na V Mostra Campinense de Dança em Campina Grande-PB, próxima semana.

FICHA TÉCNICA “AQUILO QUE SE DESEJA E NÃO SE TEM”
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Wanie Rose
COREÓGRAFO: Diego Cruz
DRAMATURGIA DO MOVIMENTO: Jan Macedo
EDIÇÃO DE IMAGENS: André Rosa
DESIGNER DE LUZ: Ronaldo Costa
FIGURINO: Carlos Sérgio Borges
BAILARINOS: André Rosa, Gabriela Gorges, Gustavo Santos, Júlia Vasques, Margoth Lima e Olivia Macedo.
NÚCLEO CARLOS SÉRGIO BORGES: Wharton Teófanes e Socorro Aires(confecção de figurino)
PROFESSOR DE BALLET CLÁSSICO: Fábio Matheus
PROFESSORES DE DANÇA CONTEMPORÂNEA: Margoth Lima e Gustavo Santos
PROFESSORA DE ALONGAMENTO CONSCIENTE E PILATES: Denise Rovira

SERVIÇO
Aquilo que se deseja e não se tem - Dança
Dia: 17 e 18 de abril
Hora: 19h
Local: TCP
Preço: R$ 20 inteira e R$ 10 meia