Mulheres terão manhã de atendimento exclusivo na Defensoria Pública do RN nesta sexta (22)



A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) irá realizar uma manhã de atendimento exclusivo para mulheres, dentro da programação do Dia Internacional da Mulher celebrado no dia 08 de março. A ação irá acontecer nesta sexta-feira (22), das 8h às 14h, no Núcleo de Primeiro Atendimento, na Av. Senador Salgado Filho, 2868B, em Lagoa Nova.

A ação tem como objetivo oferecer ao público feminino um espaço de prioridade para realização de demandas nas áreas cíveis e de violência doméstica e familiar contra a mulher. Poderão ser abertos procedimentos, por exemplo, de guarda, divórcio e pensão alimentícia. O mês de homenagens às mulheres terá ainda outro evento voltado para o público feminino. O “Encontro pela defesa da mulher e combate à violência doméstica” irá acontecer no dia 29 de março, às 9h, no Núcleo de Parnamirim.  

 “Além dos atendimentos específicos em defesa da mulher vítima de violência doméstica e familiar, também entendemos que para romper esse ciclo de dependência financeira e psicológica por exemplo, essa mulher precisa de um suporte jurídico em outras áreas. A efetivação de um divórcio, a divisão dos bens e a definição da pensão alimentícia são fundamentais para garantir que ela possa reconstruir a própria vida”, explica a defensora Maria Tereza Gadelha, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Natal.

Em 2018, a DPE/RN prestou 1.680 atendimentos pessoais a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Os números indicam que foram realizados em média 140 atendimentos por mês, gerando 3.996 atos e procedimentos. Os dados são dos Núcleos de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nudem) instalados em Natal, Parnamirim e Mossoró.