Como fazer um empréstimo na Caixa sem consulta ao SPC e Serasa com o FGTS?



Imagine a seguinte situação. Você está precisando de dinheiro para fazer uma reforma na sua casa ou ainda está pensando em quitar todas suas dívidas. Contudo, não possui todo o dinheiro necessário, mesmo tendo um bom saldo no FGTS? Você sabia que é possível solicitar um empréstimo na Caixa Econômica Federal, na modalidade consignado com garantia do FGTS? Entenda como funciona aqui neste artigo.

Como fazer um empréstimo na Caixa sem consulta ao SPC/Serasa na com o FGTS?

Primeiramente, o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito de todos os trabalhadores. O empregador tem a obrigação de depositar mensalmente um valor equivalente a 8% do salário do trabalhador em uma conta administrada pela Caixa Econômica Federal. Com o passar do tempo, essa conta vai sendo alimentada pelos depósitos, e acrescida de juros e correção monetária ao longo dos anos. Entretanto, deixar o dinheiro parado na conta do FGTS, ele vai defasando ao longo dos anos.
Desde setembro de 2018, a Caixa detalhou as regras nesta modalidade de crédito, e agora você já pode utilizar o seu FGTS como garantia de um empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa na Caixa. Além disso, você conta com menores taxas e contratação facilitada, sem burocracia como em quaisquer outros empréstimos.
Como existe a garantia do FGTS e o desconto em folha de pagamento, reduz a possibilidade de inadimplência, e com isso o banco pode disponibilizar melhores condições na tomada de um empréstimo. Entretanto, mesmo utilizando o seu FGTS como garantia, ele continua sendo seu. O valor fica lá depositado na sua conta até que o contrato seja devidamente quitado.
Neste momento, somente a Caixa Econômica Federal é a instituição que está trabalhando nesta modalidade. Outros bancos já demonstraram interesse, mas como a Caixa é quem detém as contas do FGTS, uma eventual competição nas taxas de juros seria difícil que acontecesse, pois a estatal teria a possibilidade de oferecer as menores taxas de juros.
No caso da impossibilidade de pagamento, a parte do seu FGTS que está como garantia do empréstimo será executado. É importante estar ciente disso. Portanto, confira logo a seguir todos os detalhes e pré-requisitos necessários para a contratação de um empréstimo na Caixa nesta modalidade.

Como fazer o empréstimo consignado com garantia do FGTS

  • Primeiramente, você precisa ser empregado de uma empresa privada, com carteira assinada.
  • Seu contrato de trabalho deve ter pelo menos um ano completo.
  • É necessário possuir uma conta corrente na Caixa Econômica Federal e receber o seu salário nesta conta.
  • O seu saldo do FGTS deve ser compatível com o valor do empréstimo pretendido.
  • Sua empresa deve ter um convênio ativo com a Caixa Econômica Federal.

Como proceder:

Antes de mais nada, procure pelo RH da sua empresa e questione se eles possuem um contrato ativo com a Caixa Econômica Federal. Caso contrário, não será possível. Caso a sua empresa tenha um contrato ativo com a Caixa Econômica Federal, é possível solicitar o empréstimo pelo Internet Banking ou em um terminal de autoatendimento. Por fim, é possível também ir presencialmente na sua agência.

Qual o valor do empréstimo?

Na prática, o valor máximo de empréstimo que você pode conseguir é o equivalente à metade do saldo que você possui na conta do FGTS. Isso porque o empréstimo é garantido com 10% do saldo das suas contas mais 40% da multa em eventual demissão sem justa causa. A taxa de juros é variável, e você poderá pagar em até 4 anos – 48 meses.

Dica de empréstimo

Contudo, se você não possui saldo suficiente no FGTS para conseguir um empréstimo na Caixa, temos mais uma sugestão. Uma possibilidade de empréstimo pessoal é a fintech Bom Pra Crédito. A plataforma busca por um empréstimo em seus mais de 30 diferentes parceiros. Depois disso, você é direcionado para a melhor opção, de acordo com o seu perfil. Por fim, ainda é possível comparar as melhores propostas e decidir pela melhor delas.

Enfim, gostou do artigo?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Acompanhe nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.