CMN presta homenagem às mulheres lembrando a data


O Dia Intenacional da Mulher, comemorado em 08 de março, é anualmente reconhecido e comemorado com sessão solene, que homenageia elas em alusão à data. Na noite desta quinta-feira (14), em solenidade, de propositura da vereadora Júlia Arruda (PDT), 21 mulheres receberam a medalha Júlia Alves Barbosa, honraria que recebe o nome da primeira mulher a ocupar um assento na Câmara Municipal de Natal, no ano de 1928. A abertura da cerimônia contou com a apresentação do Coral Municipal Sons da Terra – da Secretaria Municipal de Educação.


A solene reconhece os importantes serviços prestados por estas figuras femininas em diversos setores da sociedade e contou com a presença do prefeito em exercício de Natal, Paulinho Freire, representantes de instituições públicas, de associações e entidades ligadas à causa da Mulher, além de representantes do Poder Judiciário e do Legislativo estadual.


A defesa dos direitos da mulher, o combate ao feminicídio, a instalação de políticas públicas, o empoderamento feminino, foram algumas temáticas do discurso de abertura da vereadora Júlia Arruda, esta lembrou que hoje completa um ano do assassinato da vereadora Marielle Franco -  militante dos direitos humanos. “Não poderia haver data mais simbólica para realizarmos a nossa tradicional solenidade em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Uma noite em que, mais do que celebrar, fazemos um ato de resistência, reafirmando nosso compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, por mais representatividade nos espaços de poder, igualdade de oportunidades, inserção no mercado de trabalho, valorização salarial, combate ao assédio, à violência e enfrentamento ao feminicídio”, disse.


A desembargadora Zeneide Bezerra enfatizou que as mulheres estão se destacando em todos os segmentos, e a educação é um fator primordial. “Fico honrada e sensibilizada, recebo essa homenagem inesperada em nome de todas as mulheres e, principalmente, em nome daquelas que não tiveram a oportunidade que eu tive de vencer. Nós mulheres estamos a cada dia buscando mais espaços e temos muito a trilhar”, disse a agraciada.



A idealizadora da sessão solene ainda destacou em seu discurso que a solenidade também marca ainda a abertura em 2019 das atividades da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, que neste ano a parlamentar assume a coordenação. “É mais um desafio que encaramos com seriedade e com a certeza de que muito podemos contribuir, pautando a agenda da Câmara Municipal, debatendo políticas públicas, propondo projetos de lei e articulando a rede de proteção à mulher no nosso Município. Nossa Frente é construída a muitas mãos, com participação de todas as vereadoras, de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil organizada”.



Uma das homenageadas com a Comenda Júlia Alves Barbosa foi a assistente social, Angela Ferreira, que desenvolve um trabalho com dependentes químicos pela ONG Amor Existente, na Zona Norte de Natal. “Estou muito honrada e grata por esse reconhecimento da Câmara Municipal de Natal, fiquei emocionada quando recebi o anúncio. Hoje, o trabalho que desenvolvo é uma luta diária com os dependentes, e recebo essa condecoração”, disse.  



As vereadoras da Casa Júlia Arruda (PDT), Divaneide Basílio (PT), Eleika Bezerra (PSL), Carla Dickson (PROS) e Nina Souza (PDT) receberam homenagem da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do RN (ABCMJ), no ato a presidente da associação, a advogada Andréa Nogueira, realizou a entrega de uma lembrança.  Durante a solenidade, no plenário da Câmara Municipal, foram homenageadas personalidades, indicadas pelos vereadores, que foram destaque pelo trabalho realizado ou em ações a favor da mulher. São elas:


·         Professora Justina Iva
·         Ana Lúcia Raymundo
·         Ediana Miralha
·         Angela Ferreira
·         Eleika Bezerra
·         Maria Alzira Correia da Silva
·         Célia Maria de Menezes
·         Maria Coutinho de Oliveira Lima
·         Maria José de Oliveira Costa
·         Clara Bezerra de Menezes
·         Betânia Ramalho
·         Márcia Maria de Melo
·         Núbia Barbosa
·         Ana Paula Diniz
·         Amanda Grace Diógenes Freitas Dias
·         Andresa Lenuska Souza de Macedo
·         Maria Iracema Gondim
·         Edna Lúcia Soares de Souza
·         Maria Zeneide Bezerra
·         Danielle Mafra
·         Maria das Dores Tomaz