Assembleia Legislativa homenageia associação voltada para o trabalho artístico feminino


No mês da mulher, o trabalho cultural desenvolvido pela Associação Artística e Literária de Mulheres Potiguares (Alamp) foi homenageado na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (14), em sessão solene proposta pelo deputado Kelps Lima (SDD).
 
"Inestimável contribuição à cultura de nosso Estado tem a Alamp. A arte promovida pelas mulheres transpõe a seara do lúdico para assumir a voz de lutas que caracterizam as mulheres da atualidade", destacou o propositor da homenagem.
 
O discurso do próprio parlamentar foi embasado na sequência pela escritora Lúcia Regina, ao declamar 'Avante, mulher, o espaço é teu', poema cujos trechos evocavam a heroicidade feminina.
 
"As mulheres de minha terra são como pássaros a voar. Buscam no céu infinito inspiração para amar. [...] As mulheres de minha terra, outras não há. Sempre de cabeça erguida, vivendo a enfrentar as adversidades da vida para conquistar seu lugar", recitou a poetisa.
 
Criada recentemente, a Alamp se propõe a agregar o trabalho feminino em todas as manifestações artísticas. Sua sede, como descreveram as mulheres homenageadas, está entre o céu e a terra, para representar a amplitude do trabalho abarcado.
 
Para Flausineide Moura Machado, presidente da Associação Artística e Literária de Mulheres Potiguares, a homenagem da Assembleia Legislativa impulsiona o trabalho incipiente na medida em que estimula a participação de instituições no apoio à atividade artística.
 
"Com um ano e seis meses, fomos crescendo devagarzinho. Chegamos aqui à Casa do Povo a quem reverenciamos a intenção de impulsionar o alcance de nosso trabalho", saudou a presidente da Alamp, que hoje congrega 129 mulheres de 40 municípios.
 
A solenidade foi prestigiada por escritoras e artistas femininas de diversas matizes. A homenagem ainda contou com a participação do presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto.