Quatro novos vereadores tomam posse na Câmara Municipal de Natal



Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (01), a vereadora Divaneide Basílio (PT) e os vereadores Maurício Gurgel (PSOL), Dagô (DEM) e Fúlvio Mafaldo (SD) tomaram posse na Câmara Municipal de Natal. Eles assumem as vagas antes ocupadas, respectivamente, pela ex-vereadora Natália Bonavides (PT), eleita deputada federal, e pelos ex-vereadores Sandro Pimentel (PSOL), Ubaldo Fernandes (PTC) e pela ex-vereadora Eudiane Macedo (PTC), que conquistaram assentos na Assembleia Legislativa do RN. A sessão especial foi realizada no plenário do Legislativo natalense e conduzida por seu presidente, vereador Paulinho Freire (PSDB).
“Trata-se de um ato solene de integração à Casa dos novos vereadores em função da renúncia de colegas. Nos últimos anos, tivemos eleições gerais que geraram alterações significativas neste parlamento, que atestam o bom serviço prestado pela Câmara”, ressaltou Paulinho Freire ao dar início à solenidade que contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos parlamentares empossados. "Recebemos os quatro com satisfação, tenho certeza que chegam com muita disposição para trabalhar em prol da nossa cidade e que possamos desenvolver juntos grandes projetos", acrescentou.
A união entre os agentes políticos foi um dos temas abordados no discurso do prefeito Álvaro Dias (MDB). "Os poderes são independentes, mas devemos atuar de forma harmônica, pois a cidade precisa de união. Afinal, o objetivo de todos aqui é a qualidade de vida dos nossos munícipes. É necessário administrar sempre com muito respeito aos cidadãos e às coisas públicas para conseguirmos vencer os imensos desafios que temos pela frente", frisou o prefeito.
Essa nova configuração da 18ª Legislatura será responsável por analisar, discutir e votar a revisão do Plano Diretor da capital potiguar, considerado um dos projetos de lei mais importantes em tramitação neste biênio.
Ao fazer uso da palavra, a vereadora Divaneide Basílio declarou que pretende construir um mandato oposicionista participativo, com caráter fiscalizador e propositivo. "Como primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Câmara de Natal, chego com força e motivação para ajudar a promover a inclusão social de modo geral. Este parlamento é um local de afirmação de que Natal é de todas e de todos. Por este motivo, vamos ocupar a Câmara e a partir dela reocupar a cidade".   
Maurício Gurgel, que já fez parte do Legislativo de 2009 a 2016, destacou que "o recomeço é uma continuidade". O parlamentar disse que dará seguimento ao trabalho por ele desenvolvido anteriormente, com ênfase nos "projetos sociais, nas comunidades e pessoas menos assistidas". "A Câmara tem que ir ao encontro do cidadão", disse ele, que completou: "Faremos uma oposição vigilante, crítica e responsável ao governo municipal".
Dagô, outro que retorna ao parlamento, agradeceu o apoio recebido e enfatizou que se empenhará em servir ao povo de Natal. "Volto mais experiente e com as energias renovadas para o trabalho. No meu primeiro mandato, exerci a função com dignidade e tive a oportunidade de apresentar matérias importantes. Isso posto, afirmo que a expectativa para os próximos dois anos é a melhor possível", comemorou Dagô, que integrou a 17ª Legislatura.
Após tomar posse, o vereador Fúlvio Mafaldo falou que trabalhará pelas demandas priorizadas pela população, como educação, saúde e infraestrutura da cidade. “Essa tribuna serve para lutarmos a favor de melhorias no dia a dia das pessoas e buscarmos soluções, neste espaço de debates, através de políticas justas e coerentes".