Marcelo Queiroz reúne imprensa e apresenta novo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa


O presidente do Sistema Fecomécio RN, Sesc e Senac, Marcelo Fernandes de Queiroz, reuniu a imprensa, na manhã de hoje (12), para apresentar o novo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.

Localizado na Via Costeira de Natal, o complexo voltado para a formação de profissionais do segmento turístico teve investimento de R$ 36,2 milhões e conta com 8.600 metros quadrados de área construída.

Agora, o Hotel passa a contar com a infraestrutura de grandes empreendimentos hoteleiros, trabalhando com o conceito intimista e reservado dos charmosos hotéis de pequeno porte. Além disso, o Centro de Educação Profissional ganhou um edifício exclusivo, em um trecho privilegiado do terreno.

Marcelo Queiroz reforçou o papel do novo empreendimento para a capacitação de mão de obra. “Com este novo equipamento, estamos ratificando nosso compromisso com o desenvolvimento social e econômico do nosso estado, exatamente reforçando a capacitação e qualificação profissional em um segmento que é uma das grandes molas propulsoras da nossa economia: o turismo. O turismo, que tem vivido um momento de retomada e de boas notícias no nosso estado, com o aumento gradativo de nossas taxas de ocupação da rede hoteleira e de visitação”, afirmou.

Com três pavimentos, o Barreira Roxa possui 52 unidades habitacionais e configurações para acomodar até 150 leitos. Dispõe de salão de jogos, academia de ginástica, espaço infantil, baby copa, e área de lazer, sendo todos os ambientes preparados para receber pessoas com dificuldades de acessibilidade.

Gastronomia será carro-chefe

Um dos principais segmentos trabalhados pelo portfólio de cursos do Senac, a gastronomia será o carro-chefe do Hotel. Na área de Alimentos e Bebidas, o destaque é o Restaurante Navarro, que homenageia um dos grandes nomes da cultura potiguar, o dramaturgo, poeta, desenhista e pintor, Newton Navarro.

O espaço pode acomodar até 120 pessoas e dispõe de um cardápio que privilegia ingredientes da gastronomia regional com releituras a partir de técnicas da cozinha contemporânea; além de uma adega com diversificadas opções de vinhos. Inicialmente, o Restaurante abre ao público com um cardápio executivo para almoço. A partir de março, o serviço de jantar entra em funcionamento com pratos à la carte e a previsão de sediar festivais temáticos ainda neste semestre.

Outro ícone da cultura local, o artista plástico Dorian Gray nomeia o charmoso Café com vista para o Parque das Dunas. A proposta é que o espaço ofereça uma releitura do tradicional Chá das Cinco inglês, com um menu degustação, ofertando pratos que passearão entre o regional e os clássicos da confeitaria internacional. É a área ideal para pequenas confraternizações e estará disponível ao público a partir de março.

O Hotel ainda disponibiliza ao público o Bar Téofilo, que leva o nome do histórico comerciante e ex-presidente do Sistema Fecomércio RN, Reginaldo Teófilo. Com uma vista diferenciada para o mar da Via Costeira, trata-se de uma excelente opção para happy hours.

Centro de Eventos

O novo Barreira Roxa possui também um moderno Centro de Eventos, com área verde ideal para celebrações corporativas ou sociais, como casamentos e confraternizações.

Auditório modulável com capacidade para cerca de 300 pessoas, três salas de conferências com capacidade para até 50 pessoas e foyer amplo com área para até duas secretarias simultâneas.

O Hotel ainda disponibiliza gastronomia completa para os eventos, com serviços de água e café, almoço, jantar, coquetéis, coffee break e brunch.

Este espaço faz um tributo ao comerciante do ramo farmacêutico e ex-presidente do Sistema Fecomércio, João Dinarte Patriota, falecido no ano passado.

A escola do turismo potiguar

O novo Centro de Educação Profissional construído no Complexo Barreira Roxa permitirá a expansão da capacidade de atendimento do Senac no segmento de turismo, hospitalidade e lazer em mais de 40%, podendo chegar a duas mil matrículas por ano, somente em Natal. Também serão lançadas novas capacitações, permitindo expansão do portfólio da Instituição no segmento.

A estrutura da escola conta com duas Cozinhas Pedagógicas, Laboratório de Panificação e Confeitaria e Laboratório de Alimentos e Bebidas. Este Espaço Gastronômico ganhou o nome de Jessé Freire, em referência ao único potiguar a ocupar a Presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Além disso, foram construídas seis salas de aula com vista para o mar e uma Biblioteca com os principais títulos dos segmentos de turismo, hospitalidade, gastronomia e lazer, espaço este que presta homenagem ao mestre Luís da Câmara Cascudo.

Outra novidade será o lançamento do Senac Microsoft SmartLab, sala multidisciplinar pioneira no estado, que possibilitará a implementação de estratégias didáticas inovadoras para o desenvolvimento de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho 4.0.

“Para uma formação profissional sólida, a prática de trabalho é fundamental. O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa permitirá que os alunos vivenciem a rotina do trabalho, com clientes e desafios reais, dentro de um ambiente monitorado pela equipe do Senac”, finalizou Marcelo Queiroz.

Histórico

A história do Hotel-Escola Barreira Roxa remonta ao ano de 1986, quando foi criada a Escola de Hotelaria e Turismo de Natal (EHTN), que tinha como foco a formação em nível básico de profissionais como garçons e cozinheiros. Em 1993, a escola passou a ser administrada por um grupo suíço, conhecido como Instituto Internacional de Treinamento em Hotelaria e Turismo, passando a funcionar, também, como Departamento de Recursos Humanos da Empresa Estadual de Fomento ao Turismo do Rio Grande do Norte (EMPROTURN).

Porém, a experiência não obteve êxito e ainda no ano de 1993 foi interrompida.  Em 1996, o governo estadual desapropriou as antigas instalações da EHTN, e, frente à necessidade de retomar a formação de recursos humanos para a área da hospitalidade, cedeu as instalações, via contrato de concessão, ao Sebrae RN. Criou-se, em consequência disso, um novo estabelecimento, a Escola de Turismo e Hotelaria Barreira Roxa (ETHBR), com o seu Centro de Ensino e Treinamento (CET).

O Sebrae administrou o espaço por quase oito anos. O Senac RN assumiu a gestão do Hotel-Escola Barreira Roxa em 2004. No ano de 2008, foi enviada à Assembleia Legislativa do Estado a lei que autorizou a cessão do espaço por um período de 30 anos ao Senac. A lei foi aprovada, por unanimidade. O novo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa passou a atuar como centro de formação – teórica e prática – de mão obra para o setor de turismo e hotelaria e gastronomia potiguar e da região.

Em agosto de 2011, visando ampliar e melhorar o trabalho que já vinha sendo realizado, o Senac lançou um edital de licitação para obras de reforma, ampliação e modernização da estrutura. No mês de outubro de 2011, a empresa declarada vencedora da licitação enfrentou questionamentos judiciais feitos pela concorrente que ficou em segundo lugar no certame, o que gerou uma disputa judicial que se estendeu até dezembro de 2012 (14 meses, portanto).

Diante disso, somente em fevereiro de 2013, as obras foram efetivamente iniciadas. Já em maio de 2014, um ano e três meses após o seu início, as obras foram suspensas. A empresa que vinha tocando a obra se declarou impossibilitada de dar continuidade e o Senac reassumiu a estrutura. Foi, então, realizada uma nova licitação que teve como vencedora a empresa potiguar A.Gaspar, que retomou as obras, começando pelo hotel, em março de 2017 e, posteriormente, em fevereiro de 2018, da escola e, enfim, as concluiu.