ABC estreia contra Náutico e Globo enfrenta Imperatriz, na Série C



ABC e Globo já sabem os caminhos que vão seguir na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro de 2019. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nessa terça-feira (19) a tabela básica da competição, que tem as equipes como representantes do RN.
Na primeira rodada, que será disputada com jogos nos dias 27 ou 28 de abril, o ABC vai encarar o Náutico-PE, no estádio Frasqueirão. Já o Globo terá pela frente o Imperatriz-MA, fora de casa.
Com partidas de ida e volta, os duelos entre os potiguares estão marcados para a 9ª rodada – última do primeiro turno – e 18ª rodada – a última da primeira fase. O confronto inicial será no estádio Frasqueirão. Já o outro será no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim.
A definição da tabela saiu após o conselho técnico do campeonato. O grupo A – de ABC e Globo – é composto por 10 equipes da região Nordeste. O grupo B é disputado por clubes das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.
“Com isso garantimos um benefício no fator logístico para os clubes, já que as viagens serão menores e colaboram para que os jogadores tenham um desgaste menos intensivo para cada partida”, afirmou Manoel Flores, diretor de competições da CBF.
Neste quesito, a entidade máxima do futebol brasileiro apresentou um relatório sobre esta coordenação da operação das equipes como visitantes e comunicou a manutenção do custeio de 30 passagens, hospedagem e alimentação para os atletas.
Sistema de disputa
No total, serão 194 partidas de Série C do Campeonato Brasileiro em 2019. O sistema de disputa segue o mesmo do ano anterior: turno e returno com nove rodadas cada na primeira fase. Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final, enquanto os dois piores de cada chave são rebaixados para a Série D. Todas as fases do mata-mata também serão disputadas em jogos de ida e volta. O gol qualificado continua extinto. Serão 24 datas na competição. A estreia acontecerá no dia 27 ou 28 de abril, enquanto o término tem data para 6 de outubro.
Limite de inscrições
Foi definido pelos presentes que haverá um limite de 35 atletas inscritos por clubes, com a permissão de cinco substituições. O prazo limite para o registro de jogadores será até a 15ª rodada da Série C.
Público
A partir da segunda fase do torneio, os clubes terão de mandar seus jogos em estádios com capacidade para pelo menos dez mil torcedores. Para a fase inicial, no entanto, não há capacidade mínima. O preço dos ingressos segue com mínimo de R$ 10, com meia-entrada a R$ 5.
Bola da competição
O modelo oficial da Série C 2019 será a Topper V Samba CPO PRO. Cada clube receberá 100, em quatro entregas de 25 cada, nos mês de março, abril, maio e julho.


portalnoar