4 passos para implementar o Marketing Digital na sua empresa
A internet é o local ideal para atingir milhões de pessoas
com a sua mensagem. Mas você sabe como fazer isso de forma eficiente? O Marketing Digital é a
estratégia certa para te ajudar nessa missão - ela te ajuda a definir como,
quando e onde impactar o seu público e conquistar novos clientes.
Marketing Digital é a denominação da prática que utiliza os
principais conceitos de marketing no ambiente digital e online, com o objetivo
de atrair novos clientes, criar relacionamentos com o público-alvo e agregar
valor aos produtos e marcas. Essa estratégia é inteiramente relevante no
contexto atual. Afinal, pesquisas revelam que o
brasileiro passa, em média, nove horas por dia conectado à internet. Se os seus
potenciais clientes estão conectados, a comunicação da sua empresa também deve
estar.
A comunicação no Marketing Digital deixa de ser uma via
única - das empresas para o público - e passa as ser uma via de mão dupla - o
público tem capacidade e ferramentas para interagir e responder ao que lhe é
comunicado. Ou seja: além de enviar a mensagem que você quer que o seu público
receba, é necessário monitorar como essa mensagem vai ser respondida pelo
público. Os consumidores estão cada vez mais aptos a opinar e amplificar suas
opiniões sobre serviços e produtos que consomem.
Mas o Marketing Digital não se sustenta sozinho. Seus
principais pilares são o Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo -
estratégias que o complementam. Assim, esse conjunto de práticas é responsável
por atrair potenciais clientes, ofertar conteúdos que despertem a necessidade
no público de adquirir um produto ou serviço, convertê-lo em pagantes e
realizar a manutenção do relacionamento com clientes.
Veja em 4 passos como usar cada um desses pilares para
desenvolver a sua estratégia de Marketing Digital.
1. Use o Inbound Marketing para trabalhar a
jornada do consumidor
O Inbound Marketing é o pilar principal do Marketing Digital
e tem como objetivo atrair mais pessoas para o funil de vendas. Para isso, se
apoia na jornada do consumidor, que define cada uma das etapas que o público
percorre até se tornar um cliente pagante. Cada uma dessas etapas oferece
insights para desenvolver um relacionamento com o público e fazê-lo ir adiante
na jornada, que se divide em:
●
Atração: chamar
a atenção de pessoas que estejam interessadas no que a sua marca tem a
oferecer;
●
Conversão: ofereça
conteúdos em troca de informações das pessoas que você atraiu;
●
Venda: entre
em contato com os leads coletados e ofereça ofertas exclusivas para que eles
fechem negócio com a sua empresa;
●
Encante: ofereça
o melhor relacionamento para o seu cliente e torne-o um embaixador da sua
marca.
Cada uma das etapas da jornada do consumidor pode ser
ativada através de conteúdos relevantes. O que nos leva para o próximo passo.
2. Conquiste seu público com o Marketing de
Conteúdo
Ofereça o conteúdo que o seu público está procurando e ele
virá até a sua marca. No ambiente digital, a forma mais fácil de fazer isso é
disponibilizando conteúdos que sejam relevantes para o grupo de pessoas que
você deseja atingir. O ideal é produzir algo que traga a solução de um problema
e, ao mesmo tempo, o eduque sobre a necessidade de adquirir o seu produto ou
serviço como parte dessa solução.
A pesquisa, produção e distribuição deste conteúdo para cada
uma das etapas da jornada do consumidor, que vimos anteriormente, são tarefas
atribuídas ao time de Marketing de Conteúdo. Também é através dele que
definimos os melhores formatos de conteúdo para cada canal de comunicação, o
tom de voz da marca, os canais a serem explorados, entre outros pontos
fundamentais para a execução da estratégia.
Vale ressaltar: o objetivo do conteúdo é fazer com que o
público reconheça a sua marca como uma solução para os problemas que ele possa
vir a ter, fazendo com que ele retorne mais vezes ao seu ambiente digital.
Assim, ele enxergará valor no seu serviço e, cedo ou tarde, se tornará um
cliente.
3. Ganhe visibilidade com a estratégia de SEO
SEO é a sigla, em inglês, para
o termo Search Engine Optimization -
que, em português, significa otimização dos motores de busca. Essa estratégia é
formada por um conjuntos de boas práticas a serem seguidas nas plataformas
digitais, que potencializam as suas chances de uma boa indexação nos sites de
busca - principalmente o Google. Isso significa aparecer entre os primeiros
resultados em uma página de pesquisa.
As boas práticas de SEO vão desde a construção do texto que
você disponibiliza em suas plataformas até o desenvolvimento da plataforma em
si. Em termos práticos, o SEO é um bom aliado do Marketing de Conteúdo porque é
ele que muitas vezes direciona o conteúdo a ser desenvolvido, com a ajuda de
palavras-chave que são buscadas pelo público que você deseja atingir.
4. Escolha as ferramentas certas de Marketing
de Conteúdo
As redes sociais são, sem dúvida, as principais ferramentas
para a execução da estratégia de Marketing Digital. Afinal, são elas que detém
a maior quantidade de acessos de usuários na internet. Além disso, uma rede
social é o ambiente perfeito para uma marca se aproximar do público, fazendo
com que o mesmo interaja com o conteúdo criado pela sua empresa.
É preciso analisar com cautela o objetivo de cada rede
social e ver qual se aplica melhor ao seu negócio. O Facebook, por exemplo, se
tornou uma rede social voltada para a propagação de vídeos; se a sua empresa
não pretende trabalhar com esse tipo de conteúdo, não faz sentido criar uma
conta na plataforma.
Além das redes sociais, o blog é uma ferramenta crucial para
que a estratégia de SEO dê certo. É através dele que você deve entregar
conteúdos relevantes para o público que deseja alcançar. Como já mencionamos,
uma boa estratégia de SEO é desenvolvida para entregar conteúdos pertinentes e
plataformas responsivas para as necessidades do usuário.
Trabalhar conteúdo em blogs, além de tornar a sua empresa
uma autoridade no assunto proposto, cria uma boa indexação para o seu site/blog
nos resultados de mecanismos de buscas, como o Google. Se alguém estiver
pesquisando sobre um assunto que você já foi publicado no seu blog, e a sua
estratégia de SEO foi trabalhada com sucesso, as chances de aparecer nos primeiros
resultados do Google - e criar um primeiro contato com o cliente - são
gigantes.
Blogs e redes sociais também são responsáveis por trazer
leads para a sua empresa, assim como as landing pages. Leads são contatos de
clientes em potenciais, que deixam suas informações (como e-mail, telefone,
entre outras) em troca de algum conteúdo ou benefício. Já as landing pages são
as páginas ou domínios onde essa troca acontece; o cliente preenche um
formulário e ganha acesso para fazer download ou assistir um conteúdo.
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