Em Mossoró, representantes do PSL/RN discutem políticas para a fruticultur


Na manhã desta sexta-feira (21), a Comissão Estadual do Partido Social Liberal (PSL/RN), acompanhada do Deputado Federal General Girão e do presidente da Comissão Provisória do Partido em Mossoró, Dr. Daniel Sampaio, visitaram a Agrícola Famosa, considerada a maior exportadora de melão do mundo e maior empregadora de mão de obra do Rio Grande do Norte. O convite para a visita foi feito pelo diretor executivo da empresa, Luiz Roberto Barcelos, presente ao encontro que tratou sobre a fruticultura.
Na ocasião, o diretor da empresa apresentou a cadeia produtiva aos representantes do partido do presidente Jair Bolsonaro, que ficaram encarregados de uma pauta, em conjunto com o PSL, para desenvolver a região do semi-árido. “A fruticultura tem o potencial de empregabilidade por hectare 10 vezes maior que o plantio de soja ou de criação de gado. Então, temos que ter um olhar diferenciado para este setor que não exige tanta água quanto outros clusters produtivos e, por isso, há uma maior possibilidade de investimento na região. O partido, junto com o Deputado Federal General Girão, se colocou totalmente a disposição do setor produtivo, em especial da fruticultura, para interagir com o governo de transição e buscar viabilizar as políticas necessárias de desentrave à produção, aumento de emprego e aumento da renda através das exportações com peso na balança comercial”, pontuou o presidente estadual do PSL/RN, Coronel Hélio Imbrósio.
Segundo ele, o diretor da empresa aproveitou a oportunidade para expor toda a problemática que envolve a regulamentação para liberação dos produtos para o mercado chinês, pendente há mais de cinco anos. “Ainda existem algumas dificuldades para a exportação para a China, mas vamos fazer o que estiver o nosso alcance para desentravar isso. Saímos satisfeitos com o encontro, pois vimos que o setor produtivo está novamente motivado para crescer, a oferecer emprego, a gerar renda em um governo que está realmente pensando na felicidade do cidadão, no bem comum”, concluiu Coronel Hélio.
AGRÍCOLA FAMOSA
Fundada em 1995, a Agrícola Famosa é uma empresa de capital nacional situada na divisa dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Em seus 22 anos de existência, a Agrícola Famosa consolidou seu nome no agronegócio caracterizando-se por investimentos em novas tecnologias, pesquisas constantes, respeito ao meio ambiente e compromisso social. Conta, atualmente, com quase 9 mil colaboradores nos períodos de safra, e com uma área atual total de mais de 30 mil hectares, fazem da Agrícola Famosa a maior produtora de melões e melancias do Brasil e uma das maiores do mundo. 
O foco principal da Agrícola Famosa é o melão, que abastece o mercado interno e externo (principalmente o europeu). No entanto, a fazenda também produz outros tipos de frutas, como mamão, melancia, banana, maracujá, entre outros. Além das frutas, também são produzidas verduras e hortaliças, como alface, pimentão e tomate, por exemplo.