Semana do Cordel acontece até sábado na Casa do Cordel



A Casa do Cordel está promovendo, até o próximo sábado (24), a Semana do Cordel com programações diárias e gratuitas que contam com Oficinas de Cordel, Xilogravura, palestras sobre Literatura de Cordel, entre outras atividades culturais.

A Semana do Cordel acontece em homenagem ao Dia do Cordelista, comemorado no dia 19 de novembro, a data é alusiva ao nascimento do maior ícone do gênero, Leandro Gomes de Barros.

A programação de hoje pela manhã terá como tema o Cordel Empreendedor, palestra com Henderson de Oliveira, instrutor do Sebrae, que falará do empreendedorismo e sobre o caminho para o próprio negócio. À tarde, o professor. Rariosvaldo Oliveira, dará uma Oficina de Cordel. Na quarta o evento dá uma pausa devido ao Feriado da Padroeira de Natal, retornando na quinta-feira pela manhã com a peça teatral Azul Turquesa, do grupo Cia. de Teatro Mythos e o espetáculo - Cordel, Teatro e Violência contra a Mulher, e uma palestra sobre o atendimento à mulher vítima da violência. A Quinta do Cordel é a temática do período da tarde com a apresentação de um sarau poético especial, show de poetas humoristas, inclusive com a presença do apresentador Geraldo Maia, do programa Cafundó, da TV Assembleia. Além dele, a Brinquedoteca Itinerante e Popular fará a alegria de crianças e adultos com a peça As Malas que Contam e Cantam Histórias.

 
Na sexta-feira pela manhã é a vez do Cine Cordel, exibindo um filme sobre o gênero literário, e da palestra sobre o Cordel Contemporâneo, com o poeta Marciano Medeiros. À tarde uma roda de conversas com dois ex-gestores da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto e Rodrigo Bico, o ex-gestor do IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Lerson Maia, e dos poetas cordelistas, Geraldo Maia e Aluísio Azevedo.

 
No sábado, o Café com Cordel terá o mamulengo de Genildo Matheus, a entrega do Troféu do Cordel para os três poetas destaques de 2018. Também haverá Oficina de Xilogravura ministrada pelo professor e xilógrafo, Erick Lima, além de muita música e de um sarau poético.
Durante toda a Semana do Cordel haverá exposição de xilogravuras e de cordéis clássicos, momentos musicais, lançamento de cordéis com sarau poético, sorteio gratuito de cordéis e a visita de alunos de escolas acompanhados de professores.

 
Semana do Cordel
Quando: 19 a 24 de novembro
Horário: segunda a sexta - das 9h às 12h e das 14h às 18h - sábado das 9h às 13h (exceto quarta-feira - Feriado da Padroeira de Natal)
Onde: Rua Vigário Bartolomeu, 605, próximo a Praça Padre João Maria – Cidade Alta