Com o apoio da Prefeitura, Natal Fest Gourmet começa quinta (22) no terminal de passageiros do porto



Um dos cenários naturais e culturais mais importantes de Natal, o rio Potengi é um lugar convidativo para se desfrutar, conhecer e debater as novidades da gastronomia potiguar. A oportunidade será no Natal Fest Gourmet, realizado no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal (TMP), nos dias 22, 23 e 24 de novembro, das 18h a 0h, com acesso pela rua Chile, Ribeira. A segunda edição do festival terá acesso gratuito para o público e promete transformar Natal na capital gastronômica do Nordeste durante o período, oferecendo cursos, seminários, oficinas, feira gastronômica, espaço de restaurantes e atrações culturais.
Inserido no calendário do Natal em Natal, o Natal Fest Gourmet contará com patrocínio da Prefeitura de Natal e Unimed Natal através do Programa Djalma Maranhão de Incentivos Culturais. Também contará com ações de entidades parceiras de grande atuação na formação do mercado profissional gastronômico do Rio Grande do Norte, como o SENAC-RN, que participa com as oficinas da Arena Senac de Gastronomia. O SENAI terá espaço para mostrar ao público seu setor de panificação com sua unidade móvel, o SESI aborda o reaproveitamento alimentar (Cozinha Brasil). O SESC será responsável pela ativação musical e o SEBRAE-RN com exposição de produtos de território potiguar.
No segmento de restaurantes, o público poderá conferir pratos a preços módicos elaborados pelos restaurantes Totoia Restaurante, Paçoca de Pilão, Cozinha Ecológica Debora Sá, Cordeiro Chique, Chopp e Camarão, Johnny e Joey, Massa Fina, Caroli Doces, CrooksCookie e Subway. Para a criançada, o Natal Fest Gourmet reservou um lugar especial com o espaço kids coordenado pela empresa Divirta Kids, que oferece atividades criativas e monitores experientes.
A cada noite haverá atrações musicais de MPB, bossa nova, samba e choro. Na quinta-feira (22) tem Ana Tomaz das 19h às 22h. Na sexta-feira, das 18h às 21h, se apresentam Daniela Fernandes e Gustavo Monte em um passeio pela tropicália, jazz e bossa nova. Em seguida, das 21h a 0h, será a vez de Yrahn Barreto mostrar sua música e poesia da MPB setentista. No sábado, das 18h às 21h, se apresentam Chico Bethoven e Regional Choro do Elefante em uma viagem pelas raízes da música brasileira, do choro, ao maxixes e valsas. O encerramento terá sambinhas e choros de Larissa Costa, a partir das 21h.
OFICINAS
A programação contará com feirinha de produtos gastronômicos e diversas oficinas e minicursos. O SENAI apresenta duas ações em sua unidade móvel de panificação: o “Mini Curso de Pão sem glúten”, no dia 23, nos horários das 19 às 21h e 21h15 às 23h15. E “Mini Curso de Fabricação de Brownie”, dia 24, das 19h às 21h e 21h15 às 23h15. Vale lembrar que a recomendação para acessar as dependências da padaria móvel é não vestir-se com mini-blusa, mini-saia, top, bermudas, short, camisa regata e sandália. A Arena SENAC de Gastronomia também vai oferecer oficinas para o público todas as noites. Com apresentação de Thiago Gomes, as oficinas tem início no dia 22 com a oficina infantil ‘Brigadeiro Gourmet’ (por Juliana Tosta) e sorteios de livros e do jantar natalino. A ideia é que realizar uma experiência de uma ceia servida ao vivo, durante o evento para as quatro pessoas contempladas no sorteio. Logo após a apresentação desse portfólio tem a oficina de Paulo Arsand, ‘Hambúrguer’, e logo após a chef Stella Albuquerque, vencedora do concurso de gastronomia do ano passado, falará sobre ‘Case de Sucesso’.
Na sexta-feira, a partir das 18h tem Paulo Arsand com ‘oficina infantil Cupcakes’. Na sequência Nito Avelar com ‘Cozinha Restaurante Navarro’, Rodrigo Santana preparando o ‘Cozido Gourmet’ e Thiago Gomes com a ‘Feijoada do mangue ao mar’. No Sábado tem a apresentação da oficina Ceia 19h às 22h, com a simulação de jantar para 4 pessoas, realizado por Marília, Beth e Juliana, chefs do Senac.
PALESTRAS ESPECIAIS
Idealizado pelo Natal Fest Gourmet, O I Seminário Técnico de Gastronomia trará palestrantes de referência em seus segmentos gastronômicos para falar sobre as novidades no setor. Na quinta-feira (22) a abertura será com o tema “Gastronomia e Identidade Cultural” pela pesquisadora de cozinha potiguar Adriana Lucena. O mestre cervejeiro Fábio DeSilva, criador da cerveja artesanal Perversa, falará na sequência (às 20h) sobre “Cervejaria Artesanal e Mercado Cervejeiro no RN”. Na sexta-feira (23), o Seminário será aberto às 19h pelo laticinista Raoni Carbogim, que falará sobre “Tendências dos queijos artesanais potiguares”. Logo após, às 20h, a especialista em comida vegana e empreendedora do restaurante Cozinha Ecológica, chef Deborah Sá, fará uma abordagem sobre o tema pelo viés da cozinha contemporânea. No sábado, o seminário será reaberto pela chef e pesquisadora Gabriela Sales, representando a Funcarte. Ela fará uma leitura atual sobre diversidade alimentar — “PANCs: a revolução alimentar brota nas hortas comunitárias”. No encerramento, a partir das 20h, os participantes vão contar com a fala do mago dos temperos Sérgio Motta, proprietário da Korin. Seu tema será “A Alquimia dos temperos e azeites”.
HOMENAGEM
O Natal Fest Gourmet também irá homenagear ainda uma personalidade da gastronomia potiguar, com o Prêmio Le Magnifique Chef, entregue no encerramento das oficinas. No ano passado, o homenageado foi o chef francês radicado no RN, François Schmmit. Este ano, o convidado para receber a homenagem é Tadeu Lubambo, criador do Camamo, que tem uma contribuição significativa no fomento da gastronomia potiguar. Para o idealizador do evento, Habib Chalita, o festival “será a oportunidade dos natalenses e turistas aproveitarem um ambiente único, que junta gastronomia, cultura e turismo, neste novo espaço de frente para o Potengi, tal como nas grandes cidades turísticas que tem atividades culturais e gastronômicas à margem de seus rios. É um dos recantos mais bonitos de Natal”. O produtor destaca ainda o acesso livre para o público, sem cobrança de ingresso.