Professora da UFRN lança livro sobre segregação e gentrificação



A professora Sara Raquel F. Q. de Medeiros, do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lança dia 19 próximo, às 16h, no Hall de entrada do DPP – CCHLA-UFRN, o livro “Segregação e Gentrificação: Os conjuntos habitacionais em Natal”.
  Este livro trata da produção pública do espaço residencial na cidade de Natal via política habitacional, e seu posterior aparelhamento promovido por investimentos públicos e privados. Parte-se do pressuposto de que a produção dos conjuntos gerou uma acentuada segregação entre as regiões, os bairros e os conjuntos. Entende-se, por outro lado, que ao longo do tempo essas áreas passaram a ter uma maior concentração de investimentos e infraestruturas, tornando-as enobrecidas e valorizadas, constituindo-se, desta forma, um processo de gentrificação. O estudo prevê uma caracterização histórica das políticas públicas urbanas em Natal, de forma a entender a cidade do presente e refletir sobre as práticas já vivenciadas.
   Sara Raquel F. Q. de Medeiros é Possui graduação em Geografia (2002), mestrado em Ciências Sociais (2007) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo (2015), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi bolsista PDSE/Capes no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2014). É professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Líder do grupo de pesquisa sobre Cidades Contemporâneas e pesquisadora do Observatório das Metrópoles – Núcleo Natal.