Fátima tem 52% dos votos válidos, e Carlos Eduardo, 48%, aponta pesquisa



A candidata Fátima Bezerra (PT) tem 52% das intenções de votos válidos, contra 48% de seu adversário ao Governo do Estado, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). Os dados são de pesquisa do Instituto Seta encomendada pelo Blog do BG. Isto significa que, tecnicamente, os candidatos estão empatados. Neste tipo de contagem, excluem-se os votos nulos, brancos e indecisos.
Em números totais, considerando os votos nulos, brancos e indecisos, Fátima continua na liderança com 42% das intenções, contra 38% de Carlos Eduardo; 14% disseram que votariam branco ou nulo, e 6% admitiram indecisão.
A principal estratégia do pedetista para o segundo turno das eleições, que será definido no próximo domingo, 28, foi anunciar apoio a Jair Bolsonaro (PSL), candidato à presidência da República, que aparece na liderança das pesquisas. O levantamento no RN também questionou seus participantes se o apoio presidencial mudaria suas opiniões.
Para 59% não há motivo para mudar o voto em razão de Carlos Eduardo ou Fátima apoiarem um candidato a presidente com o qual o eleitor não tenha afinidade. Já 19% responderam que podem, sim, mudar o voto por causa do apoio ao candidato a presidente, e 23% não souberam ou não quiseram responder.
No quesito da rejeição dos candidatos, Fátima Bezerra foi citada por 26% dos eleitores, enquanto Carlos Eduardo foi rejeitado por 23%. Ninguém, brancos e nulos somam 31%, e 20% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa Seta/BG foi realizada entre 19 e 21 de outubro em todas as regiões do Estado e ouviu 1.300 eleitores. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro, de 3%. O levantamento foi registrado sob o protocolo RN-0533/2018 e BR-04314/2018.