Eleições gerais mexem na Câmara de Natal; confira mudanças



As eleições desse domingo, 7 de outubro, resultaram na vitória de nove novos deputados estaduais. Entre os eleitos estão três vereadores de Natal. Isso significa que, além da Assembleia Legislativa, a Câmara Municipal também terá uma nova configuração a partir de janeiro de 2019. No total, terá de trocar quatro parlamentares já que Natália Bonavides foi eleita deputada federal pelo PT.
Além da petista, Sandro Pimentel, do PSOL; Eudiane Macedo, do PTC; e Ubaldo Fernandes, também do PTC, deixam a Câmara de Natal. Esses três foram eleitos deputados estaduais. As vagas dos quatro serão substituídas por: Divaneide Basílio (PT), Maurício Gurgel (PSOL), Dagô (DEM) e Fulvio Mafaldo (SD), respectivamente.
Outra mudança na Câmara dos Vereadores ocorrerá na Presidência da Casa. Após eleição antecipada em um ano e meio, e realizada em junho de 2017, ficou definido que Paulinho Freire, do SD, assume em 2019 o posto ocupado por Raniere Barbosa, do PDT.
Nessa eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal, Sandro Pimentel e Ubaldo Fernandes elegeram-se, respectivamente, 1° vice-presidente e 2° vice-presidente. Essas vagas serão ocupadas pelos suplentes.
Dagô
Flaviano Dagoberto Ferreira de Andrade ou, simplesmente, Dagô, assume, conforme dito nos parágrafos anteriores, a vaga de Ubaldo Fernandes. Mas acontece que Dagô, que até quis se eleger deputado estadual, mas saiu derrotado, já ocupa uma suplência na Câmara. Ele está desde maio de 2018 no lugar de Kleber Fernandes, do PDT, que deixou de ser vereador para se tornar secretário do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal de Natal.
Como se tornou suplente de dois vereadores eleitos, Dagô será efetivado, definitivamente, para o mandato, e se torna 2º vice-presidente, no lugar de Ubaldo Fernandes. Com isso, César de Adão Eridan, do PR, se torna vereador no lugar de Kleber Fernandes.


portalnoar