Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado com caminhada nesta quarta-feira(10)




Pacientes do Hospital Severino Lopes, juntamente com profissionais de saúde vão às ruas nesta manhã de quarta-feira(10), Dia Mundial da Saúde Mental numa caminhada até a Cidade da Criança. A Caminhada está marcada para iniciar às 9h, com concentração na frente do Hospital localizado na Av. Romualdo Galvão, e pretende chamar a atenção da sociedade para a problemática da área e a importância de cuidarmos melhor da nossa saúde mental.

Para a assistente social, Augivanda Guedes, é extremamente importante atividades como a Caminhada para que a comunidade possa conhecer e apoiar o trabalho desenvolvido pela instituição de reinserção social, desmistificar o tratamento saúde mental vendo que ele abrange vários aspectos e não é apenas o tratamento medicamentoso, mas que existem atividades externas que colaboram com a melhoria do nosso equilíbrio psíquico. É um evento que envolve também a família, a comunidade e tudo isso contribui para a melhoria da saúde do individuo. "É importante que todos parem um pouco nesse dia e avaliem como está a saúde mental, pois a saúde mental é um das áreas nas quais mais crescem os índices de adoecimento devido ao estresse da vida moderna", lembrou a assistente social.

Acompanharão a caminhada a equipe do hospital composta por psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, enfermeiros e médicos.

Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria os transtornos mentais são reais, diagnosticáveis, comuns e universais. Se não tratados, podem produzir sofrimento e graves limitações nos indivíduos, além de perdas econômicas e sociais. Prevenção e tratamento são possíveis, mas muitas pessoas não são corretamente diagnosticadas e tratadas.

Uma política nacional bem definida e programas de promoção de saúde mental e controle dos referidos transtornos são soluções plausíveis e eficazes para a população. Em inúmeras regiões do Brasil, já não são mais as doenças infecciosas os maiores problemas sanitários. As doenças crônico-degenerativas e as mentais representam o maior fardo social e econômico, segundo estudos da OMS.


A Data
O Dia 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.