UFRN debate gestão de resíduos Orgânicos



Compostagem e Horta no CCHLA” pretende implantar um modelo de coleta, armazenamento, tratamento e produção de composto nas dependências do centro acadêmico – CCHLA, da UFRN. Com o propósito de promover práticas sustentáveis que tratam do destino do “lixo” orgânico, fazendo refletir novas dinâmicas da responsabilidade sócio-ambiental, usos dos recursos e espaços públicos institucionalizados.
Nesse sentido a gestão dos resíduos, desde a coleta até seu destino final, com objetivo de constituir, através do método de compostagem, uma pequena área externa ao prédio, para este fim, que, através do manejo agroecológico, possibilitará a produção de adubos (sólido e líquido), para trabalhar na implantação de uma horta agroecológica, um espiral de ervas e um jardim de PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais) .
Portanto a gestão dos rejeitos orgânicos, associada à tecnologias sociais implantadas de experiências com a agricultura urbana, trará junto um caráter de um espaço que funcionará como laboratório externo em que serão ofertadas oficinas, mini-cursos, mutirões, discussões em torno do conhecimento agroecológico e sobre a sustentabilidade na gestão pública. Com baixo custo de manutenção, gerando ensino-aprendizagem com capacitação e formação de conhecimentos técnico-científicos, economia no uso dos recursos e apropriação no uso sustentável do espaço público.
Data: 03/09
Hora: 09h
Local: Auditório LabPlan Local: Prédio do CCHLA-UFRN
Apresentação: Juan Pablo (técnico em agroecologia – EAJ-UFRN)
Coordenação: Prof. Dra. Winifred Knox (DPP-UFRN)

Nenhum comentário