Protetores da Causa Animal recebem homenagem na Câmara



Instituições, protetores e integrantes de organizações não-governamentais que atuam na defesa e proteção dos animais na capital potiguar foram homenageados durante sessão solene nesta quinta-feira (30), na Câmara Municipal de Natal. A solenidade foi proposta pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL); na ocasião, os homenageados receberam a Medalha Elenice do Rocio Knopik Angelim.

De acordo com o vereador Sandro Pimentel, a distinção foi criada com o objetivo de reconhecer e valorizar os ativistas dos animais que se destacam na defesa dos direitos dos animais e do meio ambiente, na prestação de serviços voluntários para os animais, participações efetivas em ações de reconhecimento público como: campanhas de esterilização, eventos de adoção de animais, promoção da conscientização em relação aos direitos dos animais, entre outros.

“Ao longo desses dois mandatos, foram muitas reuniões e debates que fizemos junto com vocês para o estabelecimento de politicas públicas em prol da causa animal. Os agraciados desta noite são muito importantes neste processo, haja vista o esforço, dedicação e amor que direcionam para ajudar e fortalecer esta causa tão nobre. Trata-se de defender a vida em todas as suas formas”, destacou o parlamentar.

Entre os homenageados, o Sargento Haron Martins, chefe da Sessão de Cães de Guerra do 7º Pelotão de Polícia do Exército. Segundo ele, o termo “Cão de Guerra” é utilizado para se referir a cachorros treinados especialmente para o emprego militar. "Também recebem treinamento para atividades que vão desde o patrulhamento e a guarda de instalações militares, até o faro para a busca de drogas e explosivos. São essenciais no trabalho de buscas de vítimas após catástrofes. Dentre suas funções estão, ainda, a de cães policiais", explicou.

Hilana Ubarana, médica veterinária e fundadora do Instituto Fofinhos Felizes, recebeu a medalha junto com seu cão Aquiles, adotado por ela quando tinha apenas 15 dias de vida. "Me sinto honrada pelo reconhecimento e carinho que senti neste plenário. Isso serve de motivação para continuar lutando pelos nossos companheiros de todas as horas".

Presente na solenidade, Henrique Knopik Angelim, filho de Elenice Knopik, disse estar emocionado pela medalha levar o nome de sua mãe. "Agradeço ao Legislativo natalense por preservar a memória da minha mãe com uma condecoração que incentiva o crescimento de uma causa que ela tanto amava", concluiu ele, responsável pela manutenção de abrigo e pela promoção de adoções.