Prefeitura oferece escolinhas gratuitas para alunos da rede pública de ensino



A Prefeitura de Natal, através da SEL – Secretaria de Esporte e Lazer, mantem há quase dois anos, diversas Escolinhas de Futebol espalhadas pela cidade.


Essas escolinhas são destinadas a crianças e jovens que tenham idades entre 10 e 15 anos e que sejam estudantes de escolas públicas da capital, municipais ou estaduais.


As escolinhas fazem parte do Programa Esporte e Lazer da Cidade, que atende em vários núcleos espalhados pelos bairros, tanto no futebol de campo, quanto atividades Indoor.


No futebol de campo, esses projetos funcionam nos campos da prefeitura nos bairros de Nova Descoberta, Cidade da Esperança, Nova Natal, Cidade Satélite e Soledade 2.


Nas atividades indoor, a execução do projeto se faz no Palácio dos Esportes.


Os treinos são distribuídos no turno matutino e vespertino, dependendo do dia da semana.


Eu não acredito em nenhuma outra ferramenta de transformação mais importante, que gera maior engajamento nessa faixa etária do que o esporte, eles se dedicam, eles têm uma perspectiva de futuro aumentada, disse Danielle Mafra, Secretária de Esporte e Lazer de Natal – SEL.


Os treinamentos da escolinha trabalham a parte física e com bola. Na parte física, os professores exploram a habilidade, coordenação motora e desenvolvimento físico.


No trabalho com bola, os alunos aprendem os fundamentos do futebol, como: passe, chute, lançamento, domínio, marcação e finalização.


Para se inscrever, é necessário ir até a uma escolinha próxima de sua residência levando cópia da declaração de vínculo escolar assinado pela escola, uma foto 3x4, RG e CPF dos responsáveis, Comprovante de Residência e RG do aluno.


Quando os jovens começam a praticar uma modalidade esportiva, além dos valores que o esporte traz, ensina e desenvolve o espirito de liderança, trabalho em equipe, respeito ao próximo e disciplina. O esporte, acaba sendo um dos meios mais poderosos de integração dos jovens na sociedade, se torna um agente de transformação promovendo valores importantes para o crescimento dessa geração.


É o meu lazer, meu passatempo, só que é um lazer mais competitivo. Ele pode me levar mais longe, disse Arthur Vinícius, 14 anos, aluno do Instituto Reis Magos.


As escolinhas são gratuitas e estão de portas abertas para receber jovens, incentivando o esporte e o lazer consciente. Para mais informações, procure a escolinha mais próxima, ou ligue para a SEL: 3232-8911.