Natal sedia Copa do Nordeste de futebol para amputados



A Prefeitura do Natal, juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), tem apoiado eventos esportivos de grande relevância em nossa cidade. Um bom exemplo é a 3° Copa Nordeste de Futebol de Amputados que tem início mesta sexta, dia 14 de setembro. A modalidade que vem ganhando espaço no País é praticada em Natal pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), que busca o bicampeonato na Copa Nordeste.
O futebol de amputados é disputado em campo Society, com dimensões mínimas de 60m x 38m, as regras diferem pouco das praticadas no futebol Society. Cada equipe é composta por 7 jogadores, o goleiro é amputado ou deficiente de um dos braços e os atletas de linha são amputados ou deficientes de uma das pernas.
Os atletas não podem tocar na bola de forma intencional ou com a perna ou braço amputado, nem com a muleta. O lateral é cobrado com o pé e as partidas tem dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos, não há limites para substituições e os jogadores substituídos podem voltar ao jogo sem necessidade de interrupção no tempo, com exceção do goleiro.
Além do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Piauí competem pelo título, a partir das 16h de hoje no Campo da SEL em Santos Reis, os jogos seguem até as 19h dessa sexta (14) e também amanhã (15) a partir das 9h, com entrada gratuita.
Lutas
No sábado (15) acontecerá o “Villa Fight Championship: O desafio Nordeste” com a abertura dos portões as 18h, na Escola Municipal Professora Josefa Botelho na Vila de Ponta Negra.Com atletas de todo o Nordeste competindo nas modalidades de: MMA, Jiu Jitsu e Kickboxing.
O evento contará com uma luta especial, com o primeiro atleta com Síndrome de Down praticamente de MMA no Brasil, além da luta valendo o cinturão da categoria 70kg entre Paulino Silêncio (AL) e Ronaldo Capitão (CE).
Toda a renda do evento será revertida para instituições de caridade, por essa razão, as cadeiras custam 20 reais e a VIP 40 e as vendas serão na bilheteria no dia do evento.